Abstract:
Tendo em vista os crescentes desafios que a atividade pesqueira artesanal tem enfrentado diante do modelo de desenvolvimento em curso no País, o que se reflete em conflitos, cujas consequências colocam em risco a reprodução social, cultural e econômica dos trabalhadores, interessou a esta pesquisa analisar a organização de classe dos pescadores artesanais da Colônia Z-3, comunidade pesqueira situada na cidade de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Assim, a investigação consistiu em compreender o processo contra-hegemônico expresso nas diferentes formas de organizações sociais presentes no espaço da Colônia Z-3 na luta pela cidadania. Pelas observações, entrevistas e análise dos manifestos destes trabalhadores, foi possível entender que essa cidadania encontra-se pautada na necessidade do reconhecimento de sua cultura, de seus direitos, ao respeito aos seus territórios tradicionais e à melhoria da qualidade de vida dos membros da comunidade. Neste sentido, a luta dos movimentos da Z-3 está pautada na luta pela justiça ambiental. Nestas organizações, as lideranças e intelectuais orgânicos desempenham um importante papel de organização das massas e no desenvolvimento da consciência de classe dos trabalhadores. É nas organizações sociais criadas como atos-limites em função das situações-limites que se apresentam aos pescadores artesanais da Colônia Z-3 que a organização de classe vai se desenvolvendo por meio do desenvolvimento da consciência de classe, pois é na participação, através do diálogo que as contradições que os impedem de ser mais se tornam mais visíveis e é em comunhão uns com os outros que podem vislumbrar possibilidades de um inédito viável. Logo, é nesse processo organizacional que a autonomia e a emancipação dos sujeitos vai se desenvolvendo. E, são as mediações deste processo de desenvolvimento humano presente na organização de classe dos pescadores artesanais da Colônia Z-3 que nos mostram o caráter educativo da organização de trabalhadores. Desta forma, a contribuição desta Tese para o campo da Educação Ambiental está em explicitar o caráter educativo destas organizações de trabalhadores, trazendo o universo das lutas dos pescadores artesanais para o campo da Educação Ambiental Crítica.
Given the growing challenges that small-scale fishing industry has faced on the current development model in the country, which is reflected in conflicts, the consequences of which threaten the social reproduction, cultural and economic employees, interest to this research analyze the class organization of artisanal fishermen Colony Z-3, the fishing community in the city of Pelotas, state of Rio Grande do Sul, Brazil. So the research was to understand the process counter-hegemonic expressed in different forms of social organizations present in the Colony Z-3 space in the struggle for citizenship. By observations, interviews and analysis of the manifestos of these workers, it was possible to understand that citizenship is guided by the need for recognition of their culture, of their rights to respect for their traditional territories and improving the quality of life of community members. In this sense, the struggle of Z-3 movements are guided in the struggle for environmental justice. In these organizations, organic leaders and intellectuals play an important role in organization of the masses and the development of working class consciousness. It is in social organizations created as acts-limits depending on the situations-limits posed to traditional fishermen from Colony Z-3 that the class organization will be developing through the class consciousness of development as it is in participation through dialogue that the contradictions that prevent them from being more become more visible and is in fellowship with others who can see possibilities of a viable unprecedented. So it is in this organizational process that the autonomy and emancipation of the subjects will develop. And are the mediations of this process of human development in this class organization of artisanal fishermen Colony Z-3 showing in the educational character of the organization of workers. Thus, the contribution of this thesis to the field of environmental education is to make explicit the educational nature of these workers' organizations, bringing the universe of the struggles of artisanal fishermen to the field of artisanal fishermen to the field of Critical Environmental Education.