Produção científica da Pós-graduação em Educação em Ciências da FURG e seus indicadores de publicação de artigos científicos em periódicos

Lobo, Deisiré Amaral

Abstract:

 
O presente estudo objetivou apresentar os indicadores de produção científica da pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - (FURG), baseando-se na publicação de artigos científicos de seus egressos, em periódicos da área de educação e afins. Buscou-se descrever o número de teses e dissertações defendidas no programa dentro de um período de cinco anos. O estudo também buscou verificar quantos artigos decorreram desses trabalhos acadêmicos, onde foram publicados e ademais descrever o estrato qualis atribuído à essas publicações. A produção de dados dividiu-se em três etapas, sendo a primeira delas o estudo de caso, com o qual identificou-se quem eram os egressos do PPGEC/FURG e suas respectivas teses e dissertações, a partir da coleta de dados na BDTD/FURG que levou ao currículo Lattes dos sujeitos. A segunda etapa foi a pesquisa bibliográfica, que baseou-se nas referências de artigos e periódicos identificados no currículo lattes dos egressos. A terceira etapa tratou da análise bibliométrica das informações obtidas nas duas primeiras fases do estudo e da produção dos indicadores científicos da pesquisa. Os resultados mostraram que a produção científica do PPGEC/FURG está presente em 48 títulos de periódicos entre impressos e on-line, ressaltando a questão da interdisciplinaridade das pesquisas desenvolvidas na área na Educação em Ciências. Observou-se a existência do chamado elitismo de produção científica em pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem na escola, universidade e no laboratório pesquisa. Também constatou-se artigos publicados em periódicos internacionais. Considera-se que os resultados descritos podem servir de base para o desenvolvimento de novos estudos acerca da avaliação de produção do conhecimento na Educação em Ciências da FURG.
 
The purpose of the study is to present the indicators of scientific production of postgraduates in Science Education at the Federal University of Rio Grande (FURG). The analysis was based on the publications of scientific articles produced by students who have completed theses and dissertations at this institution. It aimed to analyze the number of scholarly works defended over a five year period, and answer questions about how many scientific articles were written, where they were published, and the quality of the journals that published the articles. The data production was divided in three stages. The first stage involved a case study identifying the graduate students and their respective theses or dissertation, using two data bases: FURGs theses and dissertations data base; and, the Latte Platform student curriculum data base. The second stage involved bibliographic research of the references of the articles and journals identified in stage one. The third stage included a bibliometric analysis of the data obtained in the first two stages, which produced the scientific indicators of the study. The results indicate that many articles were published in international journals. In addition, it shows that there is a group of researchers in Science Education at FURG who represent the elite in research related to the process of teaching and learning in schools, universities and in research laboratories. The findings of the research could be used as a basis for the development of new studies in the evaluation of knowledge production in Science Education at FURG.
 

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