A constituição das relações familiares na era digital: diálogos com a Educação Ambiental

Cabral, Rosana Torma Miranda

Abstract:

 
Este estudo, intitulado A CONSTITUIÇÃO DAS RELAÇÕES FAMILIARES NA ERA DIGITAL: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL apresenta discussões que são problematizadas na pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – FURG, a qual objetiva compreender as relações sociais estabelecidas em famílias midiatizadas pelo ambiente virtual. Entende-se que a ideia de família ganha outras nuances, motivada pela modificação das estruturas societárias, sendo reconfigurado seu conceito a partir da vivência de outros modos de compreender-se o espaço familiar ao pensar-se a crescente presença das mídias digitais como mediatizadoras das relações interpessoais. A pesquisa respalda-se em três principais discussões, relacionadas entre si: famílias, era digital e Educação Ambiental. Os estudos relativos à Educação Ambiental vêm contribuindo para melhor compreendermos as relações sociais estabelecidas em diferentes ambientes, especialmente, no âmbito familiar. Nesta perspectiva, a Educação Ambiental contribui para a discussão e compreensão dessas relações para além do ambiente natural, trazendo para o campo do debate aspectos relacionados à constituição do ambiente social, a partir de uma lógica capitalista não apenas de produção e consumo, mas também de relação com o outro. As discussões aqui apresentadas respaldam-se em autores como Loureiro, Reigota, Sibilia, Smith, Bauman, Palfrey e Gasser, apresentando o problema de pesquisa a partir do seguinte questionamento: Que relações sociais são expressas em famílias que fazem uso intenso das mídias digitais? A escolha dos sujeitos da pesquisa realizou-se tendo em vista a inserção da mestranda em um contexto familiar, cujos membros lhes são conhecidos, buscando, em suas narrativas, compreender a configuração familiar ali apresentada. A produção de dados foi realizada a partir da inserção da pesquisadora no grupo investigado de entrevistas com a família e do diário de campo. A análise dos dados seguiu a orientação de Moraes e Galiazzi acerca da ATD – Análise Textual Discursiva. Importa destacar que a investigação que aqui se propõe segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, onde os sujeitos são atuantes, fazendo a pesquisa e não somente sendo investigados. Os dados produzidos, com base na análise realizada, possibilitaram compreender, a partir da interlocução com a família participante, que são, tais relações, estabelecidas por meio de uma rede virtual que seduz e, diante disso, chama o usuário à presença virtual e ao consequente afastamento presencial. Assim, são relações também que ensinam a necessidade de estabelecer limites quanto ao uso intenso da internet, isso porque seus apelos reforçam as relações constituídas por meio de paradigmas da competição e do consumo. São relações de paradoxos, sempre com contradições, ora seduzindo, ora sendo criticadas.
 
Este estudio, titulado LA CONSTITUCIÓN DE LAS RELACIONES FAMILIARES EN LA ERA DIGITAL: DIÁLOGOS CON LA EDUCACIÓN AMBIENTAL, presenta discusiones que son problematizadas en la pesquisa desarrollada junto al Programa de Posgrado en Educación Ambiental – FURG, la que objetiva comprender las relaciones sociales establecidas en familias mediatizadas por el ambiente virtual. Se puede entender que la idea de familia recibe otros matices, motivada por el cambio de las estructuras societarias, siendo reconfigurado su concepto desde la vivencia de otros modos de comprender el espacio familiar al pensar la creciente presencia de los medios digitales como mediatizadores de las relaciones interpersonales. La pesquisa se basa en tres principales discusiones, relacionadas entre sí: familias, era digital y Educación Ambiental. Los estudios con respecto a la Educación Ambiental han contribuido para mejor comprender las relaciones sociales establecidas en diferentes ambientes, especialmente, en el ámbito familiar. Desde esta perspectiva, la Educación Ambiental contribuye para la discusión y la comprensión de esas relaciones para más allá del ambiente natural, trayendo para el campo de debate aspectos relacionados a la constitución del ambiente social, desde una lógica capitalista no solo de producción y consumo, sino de relación con el otro. Las discusiones aquí presentadas se apoyan en autores como Loureiro, Reigota, Sibilia, Smith, Bauman, Palfrey y Gasser, presentando el problema de la pesquisa desde el siguiente cuestionamiento: ¿Qué relaciones sociales son expresadas en familias que hacen uso intenso de los medios digitales? La elección de los sujetos de la pesquisa se dio llevando en cuenta la inserción de la investigadora en un contexto familiar, cuyos miembros le son conocidos, buscando, en sus narrativas, comprender la configuración familiar allí presentada. La producción de datos fue realizada desde la inserción de la investigadora en el grupo investigado, de entrevistas con la familia y del diario de campo. El análisis de los datos siguió la orientación de Moraes y Galiazzi acerca de la ATD – Análisis Textual Discursiva. Cabe destacar que la investigación que aquí se propone sigue un abordaje cualitativo de pesquisa, donde los sujetos son actuantes, promoviendo la pesquisa y no solo siendo investigados. Los datos producidos, con base en el análisis realizado, posibilitaron comprender, desde la interlocución con la familia participante, que son, determinadas relaciones, establecidas por medio de una red virtual que seduce y, enfrente a eso, llama el usuario a la presencia virtual y al consecuente alejamiento presencial. Así, son relaciones también que enseñan la necesidad de establecer límites cuanto al uso intenso de la internet, eso porque su apelación hace más fuerte las relaciones constituidas por medio de paradigmas de la competición y del consumo. Son relaciones de paradojas, siempre con contradicciones que, por veces seducen, por veces son criticadas.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)