Abstract:
Ao ingressar na Educação Infantil as crianças encontram um lugar desconhecido e, a partir das interações, vão construindo e (re) significando o ambiente. O novo contexto permeia as aprendizagens das crianças, que compartilham suas descobertas, suas inquietações, seus medos e seus significados. Essas potencialidades são capazes de sensibilizar essas crianças perante suas escolhas e em suas relações, o que corroboram em suas decisões e auxiliam na construção de sua personalidade. O brincar é a linguagem lúdica das crianças que se comunicam, interagem e constroem aprendizagens ao se relacionar com o ambiente e com os outros, permitindo ainda que se percebam enquanto sujeitos no e com o mundo. Sendo assim, a pesquisa buscou adentrar nesse universo, analisando ecologicamente o brincar por meio da estratégia pedagógica de intervenção denominada Psicomotricidade Relacional, tendo por base teórica e metodológica a Bioecologia do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner (2011), no contexto escolar. Dessa maneira, o objetivo principal do trabalho foi analisar os processos proximais nas sessões de Psicomotricidade Relacional com um grupo de crianças da Educação Infantil, com vistas a compreender as implicações da brincadeira como atividade de sensibilização da Educação Ambiental no contexto escolar. Após, buscamos entender por meio da Inserção Ecológica, como acontecia a rotina escolar das crianças com anotações das observações naturalísticas feitas em diário de campo. Posteriormente, foi realizada a intervenção denominada: “Projeto de Psicomotricidade Relacional na Educação Infantil (PP-REI)”, em que ocorreram sessões que foram fotografadas, apontadas em diário de campo e na Pauta de Observação. Por meio das sessões de Psicomotricidade Relacional as crianças foram levadas a vivenciar uma rotina diferenciada, enfrentando desafios lúdicos, jogos simbólicos, bem como o trabalho de suas interações com o outro, com o próprio ser e com a relação do indivíduo-ambiente. Por conseguinte, para a análise dos dados foram utilizados os princípios da Grounded-theory (CHARMAZ, 2009). Os resultados levaram a três categorias: Saber Cuidar, Brincar e Pertencer, que dialogaram entre si e permitiram compreender que a Psicomotricidade Relacional é propulsora de Sensibilização Ambiental, revelando os potenciais da intervenção em suas interações, no respeito e no cuidado de si mesmo, com o outro e no contexto de vida.
Upon entering Child Education, children find an unknown place and, together, start building and finding a new meaning for the environment. The new context permeates children’s learning who share their discoveries, their worries, their fears and their meanings. These potentialities are capable of raising children’s awareness about their choices and their relationships, which corroborate their decisions and help them to build their personalities. Playing is the recreational language of children who communicate, interact and build their learning when relating with the environment and with the others, still allowing them to perceive themselves as subjects in and with the world. Thus, this research aimed at entering this universe, by environmentally analyzing the playing through the pedagogical strategy of intervention called Bioecology of Human Development, by Urie Bronfenbrenner (2011) in the school context. This way, the main goal of this work was to analyze the proximal processes in the Relational Psychomotricity sessions with a group of children in child education, aiming at understanding the implications of a play as an activity to increase the awareness on Environmental Education in the school context. Afterwards, it was aimed to understand, by means of ecological insertion, how the children’s school routines took place, with notes of naturalistic observations done in field diary to, subsequently, from the intervention called: “Relational Psychomotricity Program on Children’s Education (PP-REI)”, have the sessions, which were photographed, written on a field diary. The Observation agenda was also used. Through the Relational Psychomotricity sessions, the children were taken to experience a different routine, facing recreational challenges, symbolic games, as well as the work of their interactions with the other, with himself and with the environment-subject relation. Therefore, to analyze all the data, the principles of Grouded-Theory (CHARMAZ, 2009) were used. The results led to three categories: Knowing how to care, play and belong, which talked among themselves and allowed to prove, through the collected data with the children, that the Relational Psychomotricity is the propeller of environmental awareness, revealing the potentials of intervention in their interactions, in the respect and the care of itself, with the other and in the context of life.