Um estudo bioecológico sobre a criança com transtorno do espectro autista na educação infantil e a intervenção dos professores em contextos socioambientais distintos

Moser, Carla Coutinho

Abstract:

 
O presente estudo teve por objetivo conhecer e compreender os processos de inclusão de crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) inseridos na Educação Infantil em contexto luso-brasileiro, identificando-se as percepções sobre a formação dos professores e as políticas educacionais direcionadas para esse público. Nesta perspectiva, a Educação Ambiental contribui ao considerar os contextos ecológicos que o indivíduo está inserido e compreendê-los de forma sistêmica. Para isso, utilizou-se a metodologia da Inserção Ecológica (CECCONELLO E KOLLER, 2004) nos territórios pesquisados, com professores que atendem crianças com TEA, com idades de 04 a 06 anos, através da Abordagem Bioecológica de Urie Bronfenbrenner o qual privilegia que seja realizada em ambientes naturais e observar os indivíduos envolvidos em diferente sistemas em contato com diversas pessoas, compreendendo o processo de seu desenvolvimento. Para a coleta de dados, utilizou-se o registro em diário de campo, neste realizou-se as observações e percepções da pesquisadora sobre os contextos de inserção, como também, foram utilizadas entrevistas com as professoras da Educação Infantil, sendo 05 profissionais de 04 escolas no Brasil e participaram da entrevista 05 professoras de 04 escolas de Portugal. Para os distintos territórios foram utilizados os mesmos critérios de pesquisa. Com o auxílio da Teoria Fundamentada nos Dados – TFD, foi possível analisar os dados, o qual emergiram as seguintes categorias: Inserção da Criança, Criança com Autismo, Intervenção Precoce, Mediação Professora, Inclusão, Perspectiva da Família e Transição Escolar. Essas categorias foram sendo discutidas ao longo do trabalho com as percepções das entrevistadas e articuladas com o modelo Bioecológico de Bronfenbrenner relacionando as características da pessoa e do ambiente. Os dados obtidos possibilitaram de pensarmos em políticas públicas e estratégias para atender as leis já estabelecidas para as pessoas com TEA seguindo práticas recomendadas internacionalmente utilizando e organizando os recursos já existentes em nossa rede de atendimento e realizando ações de forma multidisciplinar. Além disso, os resultados apontam para a importância da Intervenção Precoce nas crianças com TEA e na formação das professoras da Educação Infantil para que busquem as perspectivas ambientais, e que possam compreender e perceber a realidade socioambiental e assim buscar caminhos de intervir na realidade a ser trabalhada, uma vez que contribuirão na qualidade de vida das crianças com TEA e na sua inclusão.
 
The present study aimed to know and understand the processes of inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) inserted in Early Childhood Education in a Portuguese-Brazilian context, identifying perceptions about teacher education and educational policies for this audience. In this perspective, Environmental Education contributes by considering the ecological contexts that the individual is inserted in and understanding them in a systemic way. For this, we used the methodology of Ecological Insertion (CECCONELLO AND KOLLER, 2004) in the surveyed territories, with teachers who assist children with ASD, aged from 4 to 06 years, through the Urie Bronfenbrenner Bioecological Approach which privileges that it be conducted in natural environments and observe individuals involved in different systems in contact with different people, understanding the process of their development. For data collection, field journaling was used, in which the researcher 's observations and perceptions about the insertion contexts were performed, as well as interviews with the preschool teachers, being 05 professionals from 04 schools in Brazil and participated in the interview 05 teachers from 04 schools in Portugal. For the different territories the same search criteria were used. With the help of the Grounded Theory - TFD, it was possible to analyze the data, which emerged the following categories: Child Insertion, Child with Autism, Early Intervention, Teacher Mediation, Inclusion, Family Perspective and School Transition. These categories were discussed throughout the work with the perceptions of the interviewees and articulated with the Bronfenbrenner Bioecological model relating the characteristics of the person and the environment. The data obtained allowed us to think about public policies and strategies to comply with the laws already established for people with ASD following internationally recommended practices using and organizing the resources already existing in our service network and taking actions in a multidisciplinary manner. In addition, the results point to the importance of Early Intervention in children with ASD and in the education of preschool teachers to seek environmental perspectives, and to understand and understand socio-environmental reality and thus seek ways to intervene in the reality to be addressed. will contribute to the quality of life of children with ASD and their inclusion.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)