Redes sociais: ferramenta de estudo e pesquisa por discentes da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Moraes, Tatiele

Abstract:

 
Na contemporaneidade observa-se como é vasto a influência das tecnologias e a tendência das pessoas em fazer uso das redes sociais. Esses recursos vêm desempenhando um poderoso papel na sociedade e na vida humana em diversos âmbitos. Indivíduos enxergam nas redes sociais um canal gerador de vínculo, aproximação e sobretudo uma opção de fonte de informação por serem redes de compartilhamento. O presente trabalho tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a utilização das redes sociais como fonte de informação e ferramenta de estudo e pesquisa pelos estudantes de graduação presencial da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, indicando os cursos de graduação presencial, o número de alunos nestes cursos, a utilização das redes sociais, apontando quais são mais utilizadas e a satisfação na utilização destas ferramentas. Quanto a natureza do trabalho, trata-se de uma pesquisa básica, que busca ampliar a compreensão de fenômenos e comportamentos. Quanto aos objetivos, é um estudo exploratório, com vistas a proporcionar maior familiaridade com o problema, documental, utilizando fontes que ainda não foram tratados cientificamente. Do ponto de vista da abordagem usou-se o método quantiqualitativo. Para alcançar os objetivos propostos, a investigação se deu no Site da FURG, bem como o questionário on-line do (Google Forms). Ao final do estudo contatou-se que os estudantes sempre conectados as redes sociais, utilizam esta ferramenta como fonte de informação, bem como a enxergam com satisfação no auxilio em seus trabalhos acadêmicos. Pode-se perceber que apesar das redes sociais não serem a principal, nem a mais confiável das fontes de informação, elas são utilizadas por alunos de graduação como uma forma de buscar informações que venham gerar conhecimento. Com o estudo surge a reflexão quanto as grandes possibilidades de interação dos profissionais educadores, professores, bibliotecários com os alunos através das redes sociais, tendo em vista a utilização dessa por parte dos alunos.
 
Nowadays, the influence of technologies and the tendency of people to make use of social networks is vast. These resources have been playing a powerful role in society and human life in several areas. Individuals see social media as a channel that generates relations, closeness and, above all, an alternative source of information as they are sharing networks. The present study aims to present the results of a research that aimed to investigate the use of social networks as a source of information and a study and research tool for in-classroom undergraduate students at the Federal University of Rio Grande - FURG, indicating the in- classroom undergraduate courses, the number of students in these courses, the use of social networks, pointing out which ones are most used and the satisfaction in using these tools. As for the nature of the work, it is a basic research, which seeks to broaden the understanding of phenomena and behaviors. As for the objectives, it is an exploratory study, with a view to providing greater familiarity with the problem, documental, using sources that have not yet been treated scientifically. From the point of view of the approach, the quantitative-qualitative method was used. To achieve the proposed objectives, the investigation took place on the FURG website, as well as through an online questionnaire (Google Forms). At the end of the study it was found that students always connected to social networks use this tool as a source of information, as well as see it with satisfaction in helping them in their academic work. Although social networks are not the main, nor the most reliable, source of information, they are used by undergraduate students to search for information that will generate knowledge. With the study, reflection arises as to the great possibilities of interaction between professional educators, teachers, librarians, and students through social networks, considering their use by students.
 

Description:

trabalho de conclusão de curso

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia