Abstract:
Este artigo apresenta estudo realizado sobre aderência de pesquisas na Ciência da Informação, em especial em dissertações de mestrado, com conceitos relacionados às Tecnologias da Informação e da Comunicação. Trata-se de uma pesquisa exploratória que buscou utilizar recursos de análise de frequência e dispersão de termos, e de similaridade entre eles, com o intuito de identificar indícios desta aderência e de apresentar alternativas de visualização dos dados obtidos pelas análises. Conclui-se que a utilização de recursos de análise e visualização não só permitem explicitar a aderência da Ciência da Informação a termos relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação como ainda permitem identificar configurações internas da produção de pesquisa como a caracterização de linhas de pesquisa. Espera-se que esta pesquisa motive o desenvolvimento de trabalhos futuros que permitam não só o descortinar da área para os seus próprios pesquisadores como para as áreas com que a Ciência da Informação tem potencial de interação.
This article presents study made about the adherence of researches made in Computer Science, specially in master's dissertations, with concepts related to Information and Communication Technologies. This is an exploratory research that sought to use resources of frequency analysis and term dispersion, and of similarity between them, in order to identify traces of this adherence and to present alternatives of visualization of the data obtained by the analysis. It is concluded that the utilization of analysis and visualization resources not only allow to explicit the adherence of Information Science to terms related to Information and Communication Technologies but also allow to identify internal configurations of the research production such as characterization of line of research. It is hoped that this research will motivate the development of future papers that allow not only the uncovering of the area for its own researchers but also to the areas the Information Science has the potential of interaction.