Os desafios em ser educador no ensino de Ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado II das acadêmicas de Ciências Biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel - RS

Neufeld, Ângela; Conceição, Martha Silva; Carvalho, Veridiana Pereira de; Pereira, Vilmar Alves

Abstract:

 
Este artigo investiga as práticas educativas de educadoras em formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa Campus São Gabriel.Trata-se do acompanhamento e registros das experiências no processo de Estágios Supervisionado II na rede municipal de educação em São Gabriel e se encontra dividido em duas etapas: a primeira, de fundamentação teórica sobre o ensino de ciências visando resgatar a trajetória do ensino de ciências no Brasil e suas principais abordagens metodológicas; a segunda, a partir dos relatórios e das reflexões sobre a docência no estágio, elegeu-se categorias que permitiram identificar o processo de ensino e de aprendizagem. As categorias investigadas são: angústias, expectativas, dificuldades, diálogos – educando e educadora de ciências, metodologia – práticas educativas, desafios cotidianos, aprendizagens e oportunidades. A abordagem metodológica é qualitativa e permitiu a compreensão sobre os desafios do Ensino de Ciências na atualidade bem como a convicção de sua adoção nas práticas educativas de estágios como possibilidade de uma leitura crítica do contexto do Ensino de Ciências em São Gabriel – RS.
 
This article investigates the educational practices of educators in shaping the course of degree in Biological Sciences, Universidade Federal do Pampa Campus St. Gabriel. This is the monitoring and recording of the experiences in the Supervised Internship II in the municipal education at St. Gabriel and is divided into two stages: first, the theoretical foundation of science education in order to restore the history of science education in Brazil and its main methodological approaches, the second from the reports and reflections on the teaching stage, was chosen categories that have identified the teaching and learning. The categories investigated are: anxiety, expectations, difficulties, dialogue - student and teacher of science,methodology - educational practices, daily challenges, learning’s and opportunities. The methodology of the research is that of the generative themes of Paulo Freire. This approach to understanding the challenges of teaching science in the news and the conviction of its adoption in educational practice placements as possible a critical reading of the context of Science Teaching in San Gabriel - RS.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos