O nosso olhar sobre o olhar docente: reflexões e desafios acerca dos múltiplos olhares.

Ança, Caroline da Silva; Molon, Susana Inês; Silva, Dayse Melo da; Alves, Juliane de Oliveira

Abstract:

Este artigo objetiva apresentar uma análise feita em uma das oficinas realizadas pelo projeto de extensão “Oficinas estéticas: atividade criadora e prática pedagógica”, bem como discutir acerca dos múltiplos olhares. A oficina “Múltiplos olhares: o meu olhar e o olhar do outro” permitiu a discussão dos olhares e dos lugares do olhar por meio do discurso de três professoras sobre o conto “Cem anos de perdão” de Clarice Lispector. Para a análise de dados foi empregado a perspectiva microgenética e para fundamentar este estudo foi utilizado a abordagem sóciohistórica de Vygotsky. Buscou-se na análise minuciosa das percepções, representações e falas das professoras que participaram da oficina discutir três olhares de professoras que compõe o cenário das práticas pedagógicas da rede municipal do Rio Grande. O texto está organizado em três etapas: no primeiro momento, efetiva-se a descrição da atividade realizada para situar o estudo; no segundo, refere-se a algumas considerações sobre o olhar, e no terceiro, analisa-se e discute-se sobre os olhares das professoras participantes do curso à luz das contribuições teóricas da abordagem sócio-histórica. Ao finalizar o texto, convida-se o leitor a aprender a olhar esta intricada trama de relações que compõe o cenário das práticas pedagógicas.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos