Um olhar ecológico sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes

Vega, Luciana Barbosa da Silva; Paludo, Simone dos Santos

Abstract:

 
A exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA) é uma realidade em diversas regiões e territórios brasileiros. Considerando vários segmentos norteadores dessa violência velada, percebemos que a reflexão sobre o envolvimento de crianças e adolescentes com o mercado do sexo, deve ser priorizada. A literatura aponta diversos territórios e contextos, como as rodovias, a zona portuária, os canteiros de obras, a vulnerabilidade social, as drogas, favoráveis para situações de violação da infância e da juventude. Frente a essa problemática, o presente artigo objetiva problematizar a exploração sexual de crianças e adolescentes sob a perspectiva da Abordagem Bioecológica, ao realizar as conexões pertinentes entre os quatro núcleos do desenvolvimento humano: processo, contexto, pessoa e tempo, e dessa forma, analisar como crianças e adolescentes, vivenciam e estão inseridos diariamente, quanto à estrutura de violência, desde o microssistema ao macrossistema, estabelecendo um olhar sob essa violação e enfrentamento da ESCA.
 
The children's sexual exploration and adolescents (ESCA) it is a reality in several areas and Brazilian territories. Considering several segments guiding of that veiled violence, we noticed that the reflection on the children's involvement and adolescents with the market of the sex, it should be prioritized. The literature points several territories and contexts, as the highways, the port area, the construction sites, the social vulnerability, the drugs, favorable for situations of violation of the childhood and of the youth. Front the that problem, the present article aims at to problematize the children's sexual exploration and adolescents under Approach Bioecológica’s perspective, when accomplishing the pertinent connections among the four nuclei of the human development: I process, context, person and time, and in that way, to analyze as children and adolescents, they live and they are inserted daily, as the violence structure, from the microssistema to the macrossistema, establishing a glance under that violation and to face of ESCA.
 

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