Modelos de Significação construídos por adultos em problemas de soma e subtração

Silva, João Alberto da

Abstract:

 
Os estudos da Epistemológica Genética são capazes de responder a maior parte dos problemas a respeito do conhecimento, todavia, acreditamos que é possível avançar mais na compreensão do papel ativo dos objetos e do funcionamento mental no adulto. Nossa hipótese é de que o pensamento organiza modelos de significação em função dos esquemas e das implicações significantes disponíveis. No caso do Ensino Superior, muitos dos problemas dos estudantes universitários remontam a conteúdos elementares, que deveriam ter sido aprendidos na Educação Básica. Realizamos um experimento para averiguar as significações construídas por adultos a respeito das operações aritméticas elementares. A referência metodológica é o Método Clínico praticado pela Escola de Genebra. Foi possível perceber a variedade de comportamentos dos adultos frente ao problema, de maneira que suas condutas eram influenciadas enormemente pelos graus de complexidade e novidade da tarefa proposta. Por fim, concluímos que o pensamento do adulto apresenta uma estrutura muito poderosa que se desdobra em mobilidade e agilidade de raciocínio muito grandes. Entretanto, os conteúdos resistem à assimilação do sujeito e evidenciam o caráter ativo do objeto nos processos de interação. As aprendizagens baseadas em algoritmos ou processos automatizados restringem os processos de pensamento do adulto, dando origem a modelos incapazes de significar os problemas envolvidos.
 
The Genetic Epistemology studies are able to answer most part of the problems related to knowledge. We are for the importance of meaning attribution to contents as one of the determinating factors of the intelligence organization process. Our hypothesis is that the thought organizes the signification models based on the schemes and the significant implications viable. In Higher Education, for example, many of the university student’s problems turn to elementary contents, which should have been learned in Basic Education. Taking it into consideration, we did an experiment to verify the significations build up by adult subjects about the elementary arithmetical operations. The methodological reference is the Clinical Method practiced by Geneva School. It was possible to notice a variety in the adults behaviors when facing the problem, in a way that their performance were highly influenced by the complexity and novelty levels of the task proposed. At the end, we concluded that the adult thought presents a powerful structure which unfolds itself in greater mobility and reasoning agility. Nevertheless, the contents keep on resisting the subject appropriation and put in evidence the active role of the object in the interaction processes. The learning based on algorithms or automatic processes strict the adult knowledge, getting started models incapable of significating the problems involved.
 

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