A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia

Arriada, Eduardo; Nogueira, Gabriela Medeiros; Santos, Rita de Cássia Grecco dos

Abstract:

 
Os autores problematizam, por meio deste artigo, a articulação de estratégias construidas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio São Josén na cidade de Pelotas/RS - crianças entre cinco e seis anos de idade -, para lidar com a noção de tempo em seu cotidiano. Com base na compreenção dos tempos físicos, subjetivo e socialmente construído, buscamos apreender a lógica que as crianças utilizam na construção das estratégias para apercepção do tempo, por meio da pesquisa de uma atividade com fotografias, engendradas em antigas praças da cidade - estabelecendo-se um parelelo entre o ontem eo hoje desses cenários urbanos - e nas narrativas daí decorrentes.
 
The text exposes the argument of the strategies which are devised by children between five and six years old studying at the 'Colégio São José' childre's Education, city of Pelotas R/S. They search for the adequate meaning of time in their daily lives. This involves the understanding of the physical and subjective time, as wel as the time built in a social context, in an effort to assess the logic by which the solutions are formed from the children's perpective, via a study utilizing photographs taking place at storical city squares/parks, thus stablishing and analogy between the past and the present, and the stories that follow.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos