Abstract:
A presente dissertação parte da possibilidade de uma discussão entre os campos de saberes atrelados à educação ambiental e ao cinema. A partir dessa possibilidade o objetivo é analisar discursos produzidos através do corpus discursivo – o filme de animação Wall.E que se refere a crise ambiental que vive-se na contemporaneidade. Na pesquisa toma-se como principal referencial teórico os estudos do filósofo francês Michel Foucault, principalmente no que ele intitula por Biopoder. A pesquisa procura evidenciar o cinema como mídia que interpela os sujeitos através de seus discursos. A educação ambiental é percebida nesta investigação a partir de dois olhares: o primeiro que a percebe com um dispositivo de seguridade que tem por finalidade regular e conduzir a conduta dos sujeitos; e um segundo que faz referência aos estudos das três ecologias de Felix Guattari. Na dissertação, a educação ambiental passa a ser considerada como prática que caracteriza o que Guattari denomina como “ecosofia”. Uma ecosofia, como prática ético-política e estética, que condiz com a maneira de viver no planeta sob as mudanças desse tempo contemporâneo. Para tanto, como forma de entender a contemporaneidade busca-se respaldo teórico em algumas problematizações referenciadas pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Trata-se de conceitos muito evidentes na animação, principalmente condizentes ao lixo, consumo e descartabilidade. O estudo discute a crise ambiental vivida por cada um de nós, entendo o cinema como potente ferramenta para pensar o mundo atual.
The present dissertation is based on the possibility of a discussion between the
knowledge fields concerning environmental education and cinema. The objective of our work is analyzing those discourses produced through the discursive corpus - the animation movie Wall.E – which concerns the environmental crisis experienced by us
in contemporaneity. The main theoretical references of this research are the studies
of the French philosopher Michel Foucault, especially what he calls Biopower. With this research we seek to demonstrate cinema as a media that questions people through its discourses. Environmental education is seen in this investigation from two aspects: the first one perceiving it as a security device regulating and conducting people’s behavior; and the second one making reference to the studies of Felix Guattari's three ecologies. In the dissertation, environmental education starts to be considered as a practice that features what Guattar’ calls “ecosophy”. An ecosophy that - as an ethical-political and aesthetical practice - matches the way of life in our planet with those changes happening in the contemporaneous times. In order to understand contemporaneity, we employ as theoretical basis some problematizations referenced by the Polish sociologist Zygmunt Bauman. Those are evident concepts in animation movies, especially consonant to trash, consume and discardability. The study discusses the environmental crisis experienced by every one of us and I consider cinema a strong tool to reflect about the current world.
Description:
Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2011.