A dimensão socioespacial da FURG: um estudo de caso sobre a Universidade Federal do Rio Grande no contexto de sua expansão

Almeida, Maria Rozana Rodrigues de

Abstract:

 
A instalação de uma universidade em uma determinada região ganha contornos socioespaciais pelas funções que desempenha ou permite alavancar no contexto econômico, político, cultural e histórico da mesma. As universidades brasileiras, de um modo geral, são implementadas a partir da concepção de diversos atores e da lógica de atuação do Estado. Este trabalho tem como objetivo compreender dois momentos diferenciados vividos pelas universidades públicas federais, em decorrência da lógica de diferentes governos federais, com foco especial na Universidade Federal do Rio Grande – Furg, no período referente à década de 90, momento caracterizado pela retração de investimentos, e à primeira década do século XXI, de 2007 a 2011, período em que foi proposto às universidades a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni, buscando demonstrar a dimensão socioespacial da Furg, diante de um contexto de expansão e as suas novas territorialidades. Para tanto, escolheu-se como instrumento de investigação para a presente pesquisa um estudo de caso, com base em dados coletados junto ao Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI, à Pró-Reitoria de Graduação – Prograd e à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – Proplad. Os referidos dados estavam compilados em sistemas específicos da Universidade. A fim de melhor visualizar a espacialização e as novas territorialidades da Furg foram construídas tabelas, gráficos e figuras, a partir dos dados levantados, utilizando-se softwares específicos, tais como o Terraview, Corel Draw, Excel e Acess.
 
The installation of a university in a certain region acquires sociospatial configurations by functions that performs or allows to stimulate the economic, political, cultural and historical its context. The Brazilian universities, generally, are implemented from the conception of different actors and from the state performance logic. This paper has as objective to comprehend the two different moments lived by the federal public universities because of the logic of different federal governments, with special focus on the Universidade Federal do Rio Grande – Furg, during the nineties, time characterized by the decrease of investments, and during the first decade of this century, from 2007 to 2011, period in which it was proposed to the universities the adherence to the Program of Support for the Restructuring and Expansion of Federal Universities – Reuni, seeking to demonstrate the Furg’ sociespatial dimension, facing an expansion context and its new territorialities. For this, it was chosen as a research tool a case study, based on data collected at the Center for Information Technology – NTI, the Dean of Graduate – Prograd and the Dean of Planning and Administration – Proplad. These data were compiled on specific systems at the University. In order to better visualize the Furg’ space and new territorialities, it was constructed tables, graphs and figures, from the data collected, using specific software, as the Terraview, Corel Draw, Excel and Acess.
 

Description:

Dissertação(mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 2011.

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  • ICHI - Programa de Pós-Graduação em Geografia