O turismo na velhice praticado na cidade de Rio Grande e suas aproximações com os princípios da Educação Ambiental

Figurelli, Ana Hartmann

Abstract:

 
A presente pesquisa propõe um estudo acerca do Turismo como opção viável de conscientização em relação aos problemas socioambientais da atualidade, na busca pela superação dos mesmos. O objetivo principal é investigar o Turismo praticado na velhice, realizado na cidade de Rio Grande, em seus âmbitos teórico e prático, sob a ótica da Educação Ambiental, visto que a relação Turismo/ Educação Ambiental vem sendo bastante estudada nos últimos anos e apontada como uma eficiente alternativa, tanto de conscientização da população na luta pela preservação da natureza, como de promoção da distribuição de renda e da igualdade social. Efetuou-se uma consistente revisão bibliográfica na busca de maiores conhecimentos sobre os seguintes conceitos relacionados ao tema proposto: Turismo, Educação Ambiental, a ligação entre ambos e o turismo para a terceira idade. Os participantes foram selecionados por conveniência para atender aos objetivos da pesquisa. Fazem parte do grupo de pesquisados os membros da Secretaria Municipal de Turismo, os guias da Associação de Guias de Rio Grande – que trabalham diretamente com a Secretaria – e turistas idosos. O instrumento para coleta de informações junto aos participantes foi o da entrevista, que levantou dados sobre o Plano Turístico de Rio Grande, o seu roteiro dirigido à Melhor Idade e a interface de ambos com a Educação Ambiental. A metodologia utilizada é a do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefévre & Lefévre (2005). O conhecimento das efetivas práticas de turismo para a terceira idade no município de Rio Grande permite estabelecer uma relação com as propostas presentes no Plano, tendo como base os princípios da Educação Ambiental. O turismo para a terceira idade apresenta-se nesta pesquisa como uma possibilidade de lazer para o idoso que, além de se beneficiar com o entretenimento e diversão proporcionados por tal atividade, pode se constituir em elemento fundamental para a Educação Ambiental, além de gerador de sugestões e propostas que contribuam para estimular e ampliar a prática turística na velhice.
 
This research proposes a study about Tourism as a viable option to conscience people about the current social and environmental problems aiming on their solution. Its main goal is to investigate Rio Grande’s aging Tourism, its theorical and practical matters, under the optic of Environmental Education, because the relation Tourism – Environmental Education is being studied a lot lately and pointed as an efficient alternative not only to include the population in the fight for nature’s preservation but also to promote money distribution and social equality. A consistent bibliographic revision was made to obtain more knowledge about the subjects related to the proposed theme: Tourism, Environmental Education, the relation between them and the aging tourism. The participants were selected by convenience to attempt the research’s goals. Members of the Municipal Tourism Secretary, guides of Rio Grande’s Guides Association – that work directly with the Secretary - and aged tourists are part of the researched group. The instrument to collect information from the participants was the interview that got data about Rio Grande’s Touristic Plan, its aging tour and their relation with Environmental Education. The methodology used is Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposed by Lefévre & Lefévre (2005). To know the effective practices of Rio Grande’s aging tourism allow establishing a relation between it and the Plan’s proposes, having the Environmental Education principles as a guide. Aging tourism appears in this research as a possibility of leisure to old people who, besides being benefited by its entertainment and fun, can be an essential element to Environmental Education and generate suggestions and proposes that contribute to stimulate and amplify the touristic practice between old people.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)