C osntituinte escolar do RS como práxis político-pedagógica e sua dimensão ambiental.

Cunha, Álvaro Luís Ávila da

Abstract:

 
A presente tese apresenta a Constituinte Escolar, política pública do governo do estado do Rio Grande do Sul 1999-2002, como um processo significativo para entendermos os limites e as possibilidades de transformar as relações curriculares nas escolas públicas do Brasil, não somente por sua abrangência, mas pelo método participativo em que foi alicerçada. Revela também como a Educação Ambiental emergiu enquanto dimensão importante nessa caminhada. Para tanto, escolhi como fonte preferencial de pesquisa meus registros-relatórios escritos na época em que atuei na 18ª Coordenadoria de Educação em Rio Grande. Utilizo-me de um recurso metodológico pouco convencional, qual seja, a crônica da leitura desses registros-relatórios, refletindo, atualizando e teorizando aquela experiência, o que levou a um texto que prima pelo rigor subjetivo e por uma escrita que, como a própria CE, configura-se como práxis político-pedagógica. A perspectiva Ecomunitária de Velasco, que integra os paradigmas dialético, lógico-formal e sistêmico, além dos teóricos de Frankfurt, em especial a escrita de Benjamin, me acompanharam nessa tarefa.
 
Esta tesis presenta la Constituyente Escolar, política pública del gobierno del estado de Rio Grande do Sul 1999-2002, como un proceso significativo para entender los límites y las posibilidades de transformación de las relaciones curriculares en las escuelas públicas de Brasil, no sólo por su cobertura, sino también por el método participativo a través del cual se construyó. Asimismo, muestra cómo la Educación Ambiental surgió como una dimensión importante durante este proceso. Para este fin, elegí como fuente preferencial de investigación mis informes-registro, escritos durante la época en que formé parte de la 18ª Coordinadora de Educación en Rio Grande. Me sirvo de un recurso metodológico poco convencional, a saber, la crónica de la lectura de estos informes-registro, reflexionando, actualizando y teorizando aquella experiencia, lo que llevó a un texto que prima el rigor subjetivo y a un escrito que, como la propia CE, se configura como praxis polítco-pedagógica. La perspectiva Ecomunitaria de Velásco que integra los paradigmas dialéctico, lógico formal y sistemático, además de los teóricos de Frankfurt, en especial la obra de Benjamin, me acompañaron durante la realización de este trabajo.
 

Description:

Tese (doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2010.

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