Abstract:
O presente trabalho investiga o uso de Materiais Concretos no que tange ao ensino da Matemática, por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em três municípios pólos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O objetivo da pesquisa é compreender as formas como os professores se apropriam dos Materiais Concretos para ensinar Matemática nas primeiras etapas da escolarização. Os registros foram feitos por meio dos seguintes instrumentos: filmagem dos encontros, anotações no diário de campo, diálogo nos fóruns e postagem de tarefas no Ambiente Virtual. Como método para análise das experiências registradas foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) e, a partir desse processo, foram identificadas duas categorias denominadas: Significação do Material Concreto a partir do experienciar e (Re)significação da prática educativa com a experimentação do Material Concreto. Dessa maneira, o fenômeno investigado é compreendido com base na elaboração de dois metatextos que provem das categorias e que intitulamos como: Significação do Material Concreto no processo de ação reflexão e Prática docente e os saberes matemáticos: uma experiência com o Material Concreto. O primeiro versa sobre as possibilidades apontadas pelos professores na utilização de Materiais Concretos para ensinar Matemática. Os docentes explicitam que estes recursos pedagógicos, ao envolverem a ludicidade, possibilitam a curiosidade, a inventividade e a descoberta de estratégias de soluções pelos estudantes. O segundo metatexto aborda a (re)significação da prática do professor ao experienciar os Materiais Concretos em suas ações pedagógicas. Estes profissionais apontam que a experiência com estes Materiais aprimorou sua prática de ensino, o que os auxilia nas sistematizações conceituais voltadas ao contexto da Matemática. Assim, foi possível concluir que a mudança no ensino desta Ciência nos Anos Iniciais não depende exclusivamente do Material utilizado, mas se vincula às teorias subjacentes à prática de ensino, bem como relaciona-se ao modo como os Materiais subsidiam essas teorias nos contextos reais de ensino e de aprendizagem.
The present study investigates the use of Concrete Materials related to Mathematics teaching, by teachers of the Initial Years of Elementary Education in three cities pole of the Federal University of Rio Grande - FURG. The objective of this research is to understand the ways in which teachers appropriate the Concrete Materials in order to teach Mathematics in the early stages of schooling. The recordings were made through the following instruments: filming of meetings, notes in field diary, dialogue in the forums and tasks posting in Virtual Environment. As analysis method of the experiments recorded was used the methodology of Discourse Textual Analysis (DTA) and, from this process, were identified two categories named: Significance of Concrete Material from the experiencing and (Re)signification of educational practice with the experimentation of Material Concrete. Thus, the investigated phenomenon is comprehended based on the elaboration of two metatexts which prove of the categories and that we entitled as: Significance of Concrete Material in the action reflection process and Teaching practice and mathematical knowledge: an experience with Concrete Materials. The first deals with the possibilities pointed out by teachers in the use of Concrete Materials for teaching Mathematics. The teachers explain that these pedagogical resources, by involving playfulness, allow the curiosity, inventiveness and discovery of solution strategies by students. The second metatext addresses the (re)signification of teacher practice by the experience of Concrete Materials in pedagogical actions. These professionals point out that the experience with these Materials has improved their teaching practice, which assists in the conceptual systematizations focused on the context of Mathematics. Therefore, it was concluded that the change in this Science teaching in Initial Years does not depend exclusively on the Material used, but is linked to the theories underlying the educational practice as well as relates to how the Materials subsidize these theories in real contexts of teaching and learning.
Description:
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2012.