Abstract:
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre formação de formadores no âmbito do Programa
Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A pesquisa foi desenvolvida com oito professores formadores em formação que se reuniam semanalmente no Campus Rio Grande do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) para planejar e executar um curso de formação continuada – Encontros Dialógicos com o PROEJA. Alguns pressupostos orientaram a pesquisa: a concepção freireana do homem e da mulher como seres inconclusos, portanto, em processo de construção e do registro como subsídio para a reflexão sobre a prática; a
possibilidade de propostas de formação em Roda, a partir da qual, é possível exercitar o diálogo, a partilha, a escuta; a necessidade do professor assumir a escrita como um exercício para pensar na perspectiva de Galiazzi (2003) e Marques (2008). A Pesquisa Ação Participante foi construída no movimento da Roda dos Formadores com os professores, incluindo esta pesquisadora e envolveu uma ação e a participação dos sujeitos investigados, na perspectiva política de transformação como propõe Brandão (2003). O Diário em Roda foi,
ao mesmo tempo, dispositivo de formação e de investigação. Dispositivo em movimento em
que a mediação pedagógica, processo construído na Roda, orientou os rumos da escrita e dos registros. Com isso, o Diário configurou-se em três momentos: descrição da Roda, registro de como nos tornamos professores nessa Roda e elaboração de episódios com base nos encontros da Roda dos Formadores. A análise do Diário em Roda, realizada mediante a Análise Textual
Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), possibilitou a produção de significados a partir da organização das unidades de significado e da emergência de categorias. Assim, a compreensão do processo investigado ocorreu num movimento recursivo de interpretação que permitiu perceber a necessidade do Diário em Roda ser pesquisado durante a sua elaboração. Ao mesmo tempo, a pesquisa aponta para a necessidade desse dispositivo formativo ser lido e problematizado em Roda, por meio da mediação pedagógica, para ampliar a compreensão da
formação docente e da constituição de educadores ambientais. A Roda dos Formadores,
entendida como um espaço coletivo e colaborativo constituiu-se num espaço de formação, potencializado pela leitura, pelo diálogo e pela escrita. Esse modo de formar-se ao formar, concebido como uma re(invenção) dos Círculos de Cultura (FREIRE, 2006b), propôs um modo de formação que rompe com estruturas tradicionais de formação permanente. Ao superar modelos individualistas e solitários, pressuposto da Educação Ambiental, a Roda vivenciou uma proposta formativa que valorizou o grupo, a parceria, a partilha, com o objetivo de construir coletivamente aprendizagens, sobre ser professor e formador, registradas
em um Diário. A tese defendida é que escrever num Diário em Roda potencializa processos de formação docente porque possibilita a aprender a ser Roda ao aprender a elaborar o Diário, ao aprender o que registrar, ao aprender a formar-se em Roda e assim formar a Roda. Com tudo isso se aprende sobre o significado do Diário e, repito, a ser Roda.
This text reports a study on teacher education in a Brazilian program which aims at integrating professional education and elementary education for young adults and adults (PROEJA). It was carried out with eight teachers who had weekly meetings on the campus of the Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) in Rio Grande, RS, to plan and implement a course in continuing education called Dialogic Meetings with PROEJA. The following presuppositions have guided this study: the Freirian concept of man and woman as incomplete beings, thus, in an ongoing construction process and of records as tools for reflection on
practices; the possibility of proposals for teacher education in a Wheel, which leads to
dialogue, sharing and listening; and the need the teacher has to take on writing as an exercise to think according to Galiazzi’s (2003) and Marques’ (2008) perspectives. This research was characterized as a participatory action-research and constructed in the Education Wheels with
the teachers and myself. It meant the participation of the subjects under investigation in the political perspective of transformation proposed by Brandão (2003). The Diary in a Wheel was a device for education and investigation, as well. Pedagogical mediation, a process that
was constructed in the Wheel, guided writing. The Diary was made in three phases: the description of the Wheel, records regarding how we become teachers in this Wheel and episodes based on the meetings of the Education Wheel. The analysis of the Diary in the Wheel was carried out by applying Moraes and Galiazzi’s Textual Discursive Analysis (2007). It enabled me to produce meanings based on the organization of units of meaning and the emergence of categories. Therefore, the comprehension of the process under investigation occurred in a recursive interpretation moment which enabled me to perceive that the Diary in
the Wheel needed to be investigated during its elaboration. Likewise, the research shows that this device must be read and problematized in the Wheel through pedagogical mediation in order to broaden the comprehension of teacher education and the constitution of environmental educators. The Education Wheel is a collective and collaborative space which becomes an educational space triggered by readings, dialogues and writings. This way of
educating yourself while educating others, which was proposed as a (re)invention of Cultural Circles (FREIRE, 2006b), suggested a new way for teacher education that eliminates traditional structures in continuing education. By discharging individual and solitary models, a pressuposition of Environmental Education, the Wheel experienced a proposal that
enhanced the group, partnership and sharing with the objective of constructing collective
learning – recorded in a Diary - about being a teacher. I have defended that writing a Diary triggers teacher education processes since it enables us to learn how to be a Wheel while we learn to write a Diary, learn what to record and learn to develop in the Wheel; thus, constructing the Wheel. Therefore, we learn about the meaning of the Diary and how to become a Wheel.