O processo de alfabetização no MOVA-RS: narrativas e significados na vida de mulheres

Barreto, Sabrina das Neves

Abstract:

 
As trajetórias de três mulheres constituem o campo de estudo desta dissertação de mestrado, que tem como objetivo analisar os significados e os sentidos da alfabetização para sujeitos que participaram de uma turma do MOVA-RS, do Bairro Bosque Silveira, na cidade do Rio Grande. Entrelaçando trajetórias, organizo este estudo em percursos, que narram histórias de vida, incluindo minha trajetória no Movimento de Alfabetização e as trajetórias das mulheres, propondo um diálogo com os teóricos que fundamentam a Educação de Jovens e Adultos, e a Educação Ambiental.Como opção metodológica para o desenvolvimento desta pesquisa de cunho qualitativo, busco orientações na abordagem (auto)biográfica e nos princípios da etnografia,que encaminharam o processo de coleta de dados, a partir das narrativas e das observações no contexto local, assim como também orientaram a análise textual das narrativas expressas pelas três mulheres, possibilitando conhecer os percursos realizados por cada uma delas, interpretando os sentidos e os significados atribuídos em cada experiência. A análise das narrativas mostra que as trajetórias falam de histórias diferentes, mas que se assemelham na forma como cada uma das mulheres vivenciou-vivencia os significados da alfabetização. Ler e escrever é, para elas, a possibilidade de ocupar um lugar social, de realizar atividades antes “proibidas” e de posicionar-se em relação à condição de opressão vivida por não possuírem tal ferramenta. As participantes da pesquisa expressam, na leitura que hoje fazem da própria vida, do mundo..., as experiências vividas a partir da alfabetização, o que lhes oportunizou construir novas relações com o ambiente onde vivem e com a sua própria história. Ao afirmar isso, revelam, também, os significados do processo de alfabetização vivido no MOVA-RS, destacando a relação de confiança estabelecida com a professora e a proposta metodológica como desencadeadoras de processos de construção de saberes relevantes vida.
 
The trajectories of three women constitute the field of study of this Master Degree dissertation, which has as objective to analyze the significations and the senses of literacy to students who joined a group of MOVA-RS, from the area of “Bosque”, in the town of Rio Grande. Interlacing trajectories, I organize this study in journeys which narrate stories of life, including my trajectory in the Movement of Literacy and the trajectories of women, proposing a dialogue with the theorists which base the Education of young and adults, and the Environmental Education. The theoretical approach based my reflections concerning to the Education of Young and Adults along the history of Brazilian education, with emphasis on the experience of MOVA-RS and on the “freireano” points of reference which articulate experiences of Popular Education and of Environmental Education. As methodological option to the development of this quality-based research, I search for orientation on the(auto)biographical approach and on the principles of ethnography, which lead the process of data collection, according to the process of narratives and observations on the local context, as well as also oriented the textual analysis on the narratives expressed by the three women. Such analysis offered me the possibility of knowing the journeys accomplished by each participant of the research, interpreting the senses and significations attributed by them in each experience. The analysis of the narratives show that the trajectories talk about different stories, but similar in the way each woman lived and live the significations of literacy. Read and write is, for them, the possibility of occupying a social place, and to do activities they were not allowed to, and to set a position in relation to the condition of oppression felt by not disposing of such a tool. They express in the reading they do nowadays about their own lives, about the world… the experiences distinguished from the process of literacy, what gives them the possibility of building new relations with the environment they live and with their own history.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2005.

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)