A emergência da gestão do conhecimento para ancorar a excelência organizacional

Obregon, Rosane de Fátima Antunes; Dziekaniak, Gisele Vasconcelos; Vanzin, Tarcizio

Abstract:

 
A nova organização se redesenha menos centralizadora e mais inspiradora deestratégias, valores e competências.Perfil em transição, que exige maior disposição para o aprendizado, de forma a responder aos seguintes questionamentos: Qual o modelo para a excelência da organização na sociedade do conhecimento? Quais os fundamentos teóricos para orientar os processos e suprir lacunas na gestão? Quais os ativos intangíveis que definem as estratégias para a competitividade e agregam valor aos processos de gestão? Visando responder a estas questões, este artigo estabelece elos conceituais entre os pressupostos teóricos que sustentam o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina e, os fundamentos que alicerçam o modelo de excelência da gestão, propostos pela Fundação Nacional de Qualidade. Em adição, são analisados os ativos intangíveis, a fim de compreender os processos de gestão como indicadores da excelência das organizações. Conclui-se, que não existe uma definição cientificamente consensual sobre essa temática, pois as variáveis que interferem são múltiplas. Por outro lado, as teorizações permitem inferir que o conhecimento emana do processo de aprendizagem e do envolvimento das pessoas. Portanto, a Gestão do Conhecimento constitui-se na âncora estratégica para a competitividade organizacional.
 
The new organization redesigns itself less centralized and more inspiring of strategies, values and skills. Having a profile in transition requires greater willingness to learn, in order to answer the following questions: What is the model for the excellence of the organization in the knowledge society? What are the theoretical foundations to guide the process and to fill gaps in the management? What are the intangibles assets that define the strategies for competitiveness and add value to management processes?In order to answer these questions, this article provides conceptual links between the theoretical assumptions that underpin the Graduate Program in Engineering and Knowledge Management of the Federal University of Santa Catarina, and the fundamentals that underpin the model of management excellence, proposed by the National Foundation for Quality. In addition, intangible assets are analyzed in order to understand the management processes as indicators of excellence in organizations. It is concluded that there is no scientific definition of consensus on the issue, since the variables that interfere are multiple. On the other hand, from the theories it can be inferred that knowledge comes from the learning process and the involvement of people. Therefore, knowledge management constitutes in the strategic anchor for organizational competitiveness.
 

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