Abstract:
Este trabalho evidencia que a introdução do discurso ambientalista no campo educacional se faz pela apropriação da reivindicação ambiental intermediados pelos valores e concepções já consolidadas no campo educacional. Por isso, este texto tem como finalidade apresentar os discursos ambientalistas mais presentes na literatura pedagógica e educacional, destacando-se a educação ambiental; a educação para a sustentabilidade; a ecoformação; a ecopedagogia e a alfabetização ecológica. Em seguida, mostrar como estas concepções e os valores contidos nelas são apropriados
pela racionalidade ambiental e se constituem como uma meta educacional, isso porque, pode
visualizar-se um modelo de interdisciplinaridade na constituição do domínio da Educação Ambiental no campo educacional. Assim, pautou-se na argumentação arendtiana em que os discursos permitem aos homens que se mostrem e, por isso, após as incursões em torno dos discursos ambientalistas no domínio da educação, questionou-se o que mostram ou pretendem mostrar estes sujeitos com estes
discursos. Então, identificou-se como a temática do meio ambiente encontra ressonâncias no campo educacional, percebendo-se uma pluralidade de intenções ambientalistas encontrando formas
diferenciadas de interação com as questões educacionais.
This work demonstrates that the introduction of environmental discourse in the educational
field is done by the appropriation of the environmental claim mediated by values and conceptions already consolidated in the educational field. For this reason, this text aims to introduce the more current environmental discourses in the educational and pedagogical literature, highlighting the environmental education, education for sustainability, eco-training, ecopedagogy and ecological literacy. Then, it aims to show how these concepts and their values are incorporated by the environmental rationality and become an educational goal; this is because an interdisciplinary model may be seen in the constitution of the Environmental Education domain in the educational field. Thus, it was based on the Arendtian reasoning, in which the discourses allow men to appear, and, for this reason, after the attacks around the environmental discourses in the educational field, it was questioned what these subjects show or intend to show with these discourses. Accordingly, it was clear how the environmental theme finds resonances in the educational field, perceiving a variety of environmental intentions by meeting differentiated ways of interaction through the environmental issues.