Abstract:
Este artigo objetiva fazer uma exposição de um projeto, de caráter pioneiro, que visa a
Formação de Educadores do (e para o) Campo do Vale Jaguari/RS, a ser implementado pelo
Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari. Essa formação adota como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, que se caracteriza pela articulação da teoria com a prática, em tempos e espaços alternados entre a escola e a comunidade. O projeto4 surgiu com o propósito de ofertar uma qualificação profissional a pessoas que desejam atuar ou capacitarem-se para a docência do campo. Essa formação apresenta um percurso de ensino-aprendizagem um tanto diferenciado, por conta da conjunção existente entre a área específica de habilitação de futuros professores com o cenário sócio-econômico-ambiental e cultural da região do Vale Jaguari/RS.
This work aims to present a pioneering project, focusing training Educators to/from the
Rural Vale do Jaguari/RS, to be implemented by the Instituto Federal Farroupilha - Campus
Jaguari. This training adopts the methodology of teaching the Pedagogy of Alternation
characterized by the articulation of theory with practice, in time and space alternating between
school and community. The project started with the aim of offering a professional qualification for
people who want to act or empower themselves for teaching field. This training course provides a
teaching-learning somewhat different, due to the conjunction between the specific area of enabling
future teachers with the socio-economic-environmental and cultural Vale do Jaguari/RS region.