Abstract:
Na formação do biólogo, o acúmulo de conhecimento científico sobre os problemas
ambientais não é suficiente para uma plena contribuição deste profissional no enfrentamento dos desafios contemporâneos relativos à crise ambiental. O ensino e a aprendizagem de conteúdos de ética ambiental podem auxiliar a prática cotidiana do biólogo, sendo importante para uma tomada
de decisão socialmente responsável em sua atividade profissional. Realizamos uma discussão sobre a relevância da ética ambiental na abordagem de problemas ambientais no ensino superior de biologia, com o propósito de ampliar a formação do biólogo e sua percepção sobre o exercício da
profissão. Nesse contexto, fornecemos alguns exemplos de aplicação de conhecimentos relativos à ética ambiental em diversas disciplinas do currículo superior de biologia.
Considering the biologist’s formation, the accumulation of scientific knowledge about
environmental problems is not enough for a full contribution of this professional in dealing with contemporary challenges relate to the environmental crisis. The teaching and learning process of environmental ethics could help the everyday biologist’s practice, once it is important for a
responsible decision making in his/her professional activity. We conducted a discussion on the relevance of the environmental ethics approach in the environmental problems related to
undergraduate biology course, aiming to improve the biologist’s formation and perception of the profession. In this context, we provide some examples of application of knowledge relating to
environmental ethics in the undergraduate biology curriculum.