Abstract:
Com foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa como princípio educativo, pode oferecer à prática do pensamento reconstrutivo, como contributo ao ensino de ciências, que também, visa à Alfabetização Científica e Tecnologia e a Educação Ambiental. Tal objetivo procurou responder a seguinte pergunta: A pesquisa como princípio educativo contribui com a promoção do pensamento reconstrutivo? Tal estudo se deu pela realização de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2011, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Osasco-SP. A fundamentação teórica buscou aporte em Pedro Demo, António Cachapuz, entre outros autores. Os resultados alcançados revelaram que, a articulação do ensino de ciências por meio da pesquisa como princípio educativo, pode oferecer importantes contribuições à promoção do pensamento reconstrutivo, à Alfabetização Científica e Tecnologia, e Educação Ambiental.
With a focus on teaching methodology, this article reports a preliminary study of qualitative and quantitative approach, as part of discussions for a doctoral thesis which aimed to identify contributions that research as an educational principle, can offer to the practice of reconstructive
thought as a contribution to science teaching, which also aims to Literacy in Science and Technology and Environmental Education. This objective sought to answer the following question: Research as an
educational principle contributes to the promotion of reconstructive thought? This study was made for conducting a research program developed in 2011, along with high school students from a public school in Osasco-SP. The theoretical contribution sought in Peter Demo, Antonio Cachapuz, among
others. The results showed that the articulation of science education through research as an educative principle can provide important contributions to the promotion of reconstructive thinking, Literacy, Science and Technology, and Environmental Education.