Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA.

Silva, Nelma Bispo; Silva Júnior, Milton Ferreira da

Abstract:

 
Este estudo teve como objetivos detectar se as práticas pedagógicas no ensino fundamental do Centro Educacional Professor Paulo Freire (CAIC) em Vitória da Conquista – BA são ambientalistas e comunicativas, bem como, identificar as concepções de educação ambiental e meio ambiente dos alunos, para que possam servir como referência para diferentes unidades escolares, no sentido de repensarem sobre suas práxis e a importância da implementação da temática ambiental interdisciplinar no dia a dia da sala de aula. Os resultados nos permitiram observar que alguns professores, principalmente os das disciplinas Ciências e Geografia, utilizam práticas pedagógicas ambientalistas e que a percepção de educação ambiental dos alunos do 6º ano é desenvolvimentista e a visão de meio ambiente é naturalista. Já os alunos do 9º ano (egressos), possuem a concepção crítica de educação ambiental e visão antropocêntrica de meio ambiente. Alguns alunos reconhecem que os professores incentivam o diálogo na sala de aula, deixando-os à vontade para opinar. Com base nos levantamentos citados, foi possível detectar a necessidade de abordagens das questões ambientais de forma crítica, reflexiva, contextualizada, interdisciplinar e comunicativa.
 
This study aims at detecting whether the pedagogical practices implemented at the level of basic education in Centro Educacional Professor Paulo Freire (CAIC), in Vitória da Conquista – BA, are environmentalist and communicative. It also intends to identify the concepts students have about environmental education and the environment. Such identification might serve as reference for other schools in the process of rethinking their praxis and the importance of the implementation of an interdisciplinary environmental thematic into classroom routine. It was found that some teachers, namely the Science and Geography ones, employ environmental pedagogical practices and that the perception of environmental education by sixth-grade students is developmentalist while their view of the environment is naturalistic. Former ninth-grade students, on the other hand, hold on to the critical concept of environmental education and possess an anthropocentric view of the environment. Some students recognize that the teachers encourage the dialogue in the classroom, allowing them to express their opinions freely. Finally, the study concludes that an approach to environmental issues is needed. One that is critical, reflective, contextualized, interdisciplinary and communicative.
 

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