Abstract:
Desde a ECO-92, houve um crescimento substancial de ações de cunho ambiental na
área empresarial, particularmente de Educação Ambiental (EA). Entre os setores empresariais que se destacaram em ações de EA nesses últimos anos, sobretudo no Brasil, pode-se citar o portuário. O objetivo do artigo é analisar criticamente a estratégia da inserção da EA no setor empresarial
portuário e seus impactos nos trabalhadores, a partir do estudo da Companhia Docas do Pará
(CDP). A pesquisa apresenta relevância, uma vez que a maioria das pesquisas da EA, no setor portuário, não elucidam as intenções de “ordem econômica e simbólica” do seu uso. O tratamento teórico-metodológico para análise norteia-se pela dimensão sociológica de Pierre Bourdieu, principalmente a partir da noção de Campo.
Since ECO-92 there was a substantial growth of shares of an environmental nature in the
business, particularly the Environmental Education (EE). Among the sectors that have excelled in shares of EA in recent years, especially in Brazil, one can cite the port. The purpose of the article, so the strategy is to critically analyze the introduction of EE in the business sector and their impact
on port workers, from the study of the Companhia Docas do Pará (CDP). The research has relevance, since most studies of EE, in the port sector, not clarify the intentions of "economic and symbolic order" from its use. Treatment for theoretical and methodological analysis is guided by the sociological dimension of Pierre Bourdieu, mainly from the notion of field.