Abstract:
Ao longo dos últimos séculos, as populações humanas modificaram profundamente seu padrão de consumo, usufruindo dos recursos naturais de forma irracional, predatória e perdulária. Essa mudança nos conduziu à atual crise ambiental que enfrentamos hoje. Como resposta, surgiram as propostas de mudança das práticas de consumo pautadas no uso racional dos recursos, no respeito ao semelhante das presentes e das futuras gerações, na mudança tecnológica e na transformação do cenário político. O presente estudo discute o desenvolvimento das pesquisas mundiais sobre o consumo sustentável, identifica as principais práticas propostas pelo Brasil e Mato
Grosso e, ainda debate o papel da Educação Ambiental frente essa nova temática
ambiental. Os resultados mostraram que após três décadas de pesquisa existem poucos
estudos a respeito, especialmente no Brasil. Observamos também muitas iniciativas de
consumo sustentável, porém, todas pontuais, desconexas e desenvolvidas sem a efetiva
participação popular. Frente a esse cenário desafiador, a Educação Ambiental tem
importante papel na criação de espaços de discussão entre Estado e sociedade, bem
como despertar nos indivíduos, a consciência crítica e reflexiva sobre a necessidade
inadiável de mudança individual e coletiva.
Over the past centuries, human populations have profoundly changed their consumption pattern, taking advantage of natural resources in a way irrational, predatory and
spendthrift. This change led us to the current environmental crisis that we are facing today. As a response, emerged the proposals for changing consumption practices based on the rational use of resources, respect to similar of current and future generations, technological change, and transformation of the political scenario. The present study discusses the development of worldwide research on sustainable consumption, identifies the main practices proposed by Brazil and Mato Grosso and, still debates on the role of the Environmental Education before this new environmental topic. After three decades of research, there are few studies on this subject, especially in Brazil. There were several efforts on sustainable consumption, however all were punctual, disconnected and developed without effective participation. Faced with this challenging environment, the Environmental Education has a key role in creating spaces for discussion between State and Society, by awakening in individuals a critical and reflective awareness about the urgent need for individual and collective change.