Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar, por meio de fotografias, as visitas educativas realizadas no Parque Ecológico de São Carlos (SP) durante o segundo semestre de 2011. As fotografias são indicadas, por alguns autoras/es, para auxiliar na coleta de dados em pesquisas sociais. Acreditamos que as imagens podem motivar a memória das/os participantes da pesquisa quando questionadas/os sobre as potencialidades, dificuldades, sugestões e impressões na análise das visitas. Optamos, também, por acrescentar um tópico no qual essa técnica de coleta de dados é avaliada. As potencialidades e lacunas que emergiram durante o grupo focal estão em consonância com outras pesquisas realizadas no contexto dos zoológicos. Dois aspectos debatidos durante o grupo focal e que parecem ser desafios a serem superados são: a importância de se trabalhar o papel dos zoológicos na conservação ex situ em seus programas de educação ambiental e a profissionalização das/os monitoras/es. A coleta de dados por meio de fotografias fez emergir alguns aspectos importantes para a investigação. No entanto, acreditamos que em uma entrevista individual, as fotografias contribuiriam mais no sentido de subsidiar a lembrança dos acontecimentos do que no presente estudo.
This article aims to analyze, through photographs, the educational visits in São Carlos Ecological Park (SP) during the second half of 2011. The photographs are indicated by some authors to assist the data
collection in social research. We believe that the images can motivate the memory of the participants of research when they are questioned about the potential, problems, suggestions and impressions of the visits. We decided also by adding a topic in which this data collection technique is evaluated. The strengths and weaknesses that emerged during the focus group are consistent with other surveys conducted in the context of zoos. Two issues discussed during the focus group and which appear to be challenges to be overcome are: the importance of working the role of ex situ conservation in zoos in their environmental education programs and the professionalization of guide of the visit. Data collection using photographs gave rise to some important aspects for research. However, we believe that in an individual interview, the photographs would contribute more to subsidize the memory of events than in the present study.