Show simple item record

dc.contributor.author Carneiro, Vânia Lúcia Quintão
dc.date.accessioned 2013-09-25T12:13:18Z
dc.date.available 2013-09-25T12:13:18Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation CARNEIRO, Vânia Lúcia Quintão. O meio ambiente nos roteiros de crianças e adolescentes: mais que uma temática. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, v. 28, p. 1-12, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3135/1796>. Acesso em: 10 set. 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3884
dc.description.abstract Neste artigo analisa-se a abordagem do meio ambiente nas pequenas narrativas audiovisuais - em forma de roteiro desenhado (storyboard) – criadas livremente por crianças e adolescentes de escolas públicas do DF. Busca-se apreender o porquê da presença predominante do meio ambiente nesses roteiros. Constata-se que seus autores representam-se envolvidos afetiva e cognitivamente com o meio ambiente seja como atores (e cinegrafistas) de pequenas situações cotidianas vividas ou imaginárias, seja como atores sociais corresponsáveis por ações de impactos na vida natural e social. Conclui-se que a existência de tais interações, sugere que pequenas narrativas – transformadas em vídeos, ou não, – constituam um dos pontos de partida motivadores para educação ambiental junto a seus autores. pt_BR
dc.description.abstract This article analyzes the approach to the environment in small audiovisual narratives - in storyboard form - created freely by children and adolescents from public schools in the District. We seek to learn why the predominant presence of the environment in these scripts. It app ears that the authors represent themselves involved affectively and cognitively with the environment either as actors (and cameramen) of small everyday situations experienced or imagined, whether as social actors share responsibility for the actions of impacts on natural and social life. It is concluded that the existence of such interactions, suggests that small narratives - transformed into video or not - constitute one of the starting points motivators for environmental education with their authors. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ecológica pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Vivências pt_BR
dc.subject Narrativas audiovisuais pt_BR
dc.subject Afetividade e criticidade pt_BR
dc.subject Ecological education pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Daily experiences pt_BR
dc.subject Affection and criticality pt_BR
dc.subject Storyboard pt_BR
dc.title O meio ambiente nos roteiros de crianças e adolescentes: mais que uma temática pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record