Abstract:
Neste artigo analisa-se a abordagem do meio ambiente nas pequenas narrativas audiovisuais - em forma de roteiro desenhado (storyboard) – criadas livremente por crianças e adolescentes de escolas públicas do DF. Busca-se apreender o porquê da presença predominante do meio ambiente nesses roteiros. Constata-se que seus autores representam-se envolvidos afetiva e cognitivamente com o meio ambiente seja como atores (e cinegrafistas) de pequenas situações cotidianas vividas ou imaginárias, seja como atores sociais corresponsáveis por ações de impactos na vida natural e social. Conclui-se que a existência de tais interações, sugere que pequenas narrativas – transformadas em vídeos, ou não, – constituam um dos pontos de partida motivadores para educação ambiental junto a seus autores.
This article analyzes the approach to the environment in small audiovisual narratives - in storyboard form - created freely by children and adolescents from public schools in the District. We seek to learn why the predominant presence of the environment in these scripts. It app ears that the authors represent themselves involved affectively and cognitively with the environment either as actors (and cameramen) of small
everyday situations experienced or imagined, whether as social actors share responsibility for the actions of
impacts on natural and social life. It is concluded that the existence of such interactions, suggests that small
narratives - transformed into video or not - constitute one of the starting points motivators for environmental education with their authors.