A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico

Torales, Marília Andrade

Abstract:

 
O presente artigo visa contribuir no debate sobre a inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares a partir da análise das políticas educativas e do papel da escola e dos professores neste processo. Aborda a ação dos professores desde a perspectiva de sua ação sócio-cultural e a responsabilidade de estimular a participação comunitária e cidadã; A ação político-ideológica como forma de manifestação da crítica a realidade e promover de alternativas em relação a problemática ambiental; E a ação pedagógica para a elaboração de modelos didáticos alternativos, capazes de promover diferentes tipos de aprendizagens e estimular novos comportamentos em relação ao contexto ambiental.
 
This article aims tocontributeto the debate onthe inclusionof environmental educationin the school curriculumfrom the analysisof educational policiesandtherole of schoolsand teachersin this process. Discussestheteachers'actionfrom the perspectiveofitssociocultural actionand responsibility toencouragecommunity participationand citizen; actionaspolitical-ideological manifestationofcriticalreality andpromotingalternativesin relation toenvironmental issues; And the actionpedagogicalmodelsfor the development ofalternativedidactic, able to promotedifferenttypes of learningand encouragenew behaviorsin relationto the environmental context.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos