Abstract:
A coleta seletiva de resíduos sólidos traz inúmeros benefícios para o ambiente, saúde e qualidade de vida. Para tanto, é imprescindível que a etapa de segregação dos resíduos nas diversas fontes geradoras, incluindo Instituições de Ensino Superior, ocorra com eficiência visando o retorno dos componentes ao ciclo de vida útil e minimizando o impacto ambiental. Diante disso, é fundamental que ferramentas deeducação ambiental sejam vinculadas aos programas de coleta seletiva, no sentido de potencializar a participaçãodos indivíduos para a construção da consciência crítica na busca pela qualidade e sustentabilidade do ambiente. O objetivo deste trabalho é apresentar a prática pedagógica na perspectiva da educação ambiental realizadajunto ao programa de coleta seletiva dos resíduos sólidos na Universidade Federal de Pelotas/UFPel, a partir de sua implantação na unidade piloto- Centro de Engenharias/CEng. O estudo foi realizado no período de 2011 a 2012. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionários, o qual foi aplicado a toda comunidade do CEng; observação participativa para diagnosticar a unidade. É possível constatar quea prática de educação ambiental é fundamental ao processo implantado, uma vez que a comunidade mostrou-se envolvida e comprometida de forma ética com a nova proposta de gestão dos resíduosdo ambiente da qual pertencem.
Selective collection of solid wastes brings numerous benefits to the environment, to health, and life quality. To do so, it is vital that the waste segregation step in diverse generating sources, including Higher Education Institutions, occurs with efficiency, aiming the return of components to the lifecycle and minimizing the environmental impact. Therefore, it is fundamental to environmental education tools link to selective collection programs, in the sense of potentiate the participation of people to the construction of critical conscience in the search for quality and sustainability of the environment. This work aim a presentation of pedagogical practice in the perspective of environmental education done with the program of selective collection of solid wastes in the Federal University of Pelotas/UFPel, from its implantation in pilot plant – Center of Engineering/CEng. This study was performed in the period of 2011 to 2012. The instruments of data collection were: questionnaires, in which it was applied to all the community of CEng; participant observation to diagnostic the unity. It is possible to note that the practice of environmental education is fundamental to the implanted process, once the community proved to be involved and compromised ethically with the new proposal of management of wastes in the environment which they belong.