Abstract:
Desenvolveu-se no Centro Experimental Central e Jardim Botânico (CEC&JB), do Instituto Agronômico (IAC), Campinas-SP, um modelo de Educação Ambiental Agrícola com linguagem apropriada a alunos do ensino fundamental. De forma prática e objetiva, mostraram-se os resultados das pesquisas científicas do IAC e as vantagens das boas práticas agrícolas, visando à sustentabilidade ambiental. Após levantamento de literatura, optou-se por
um modelo de integração escola e campos experimentais agrícolas. O modelo foi composto pelas etapas: a) aulas teórico-práticas em classe; b) visitação aos campos agrícolas; e, c) retorno à escola para avaliação. Todas as etapas e os materiais produzidos foram filmados e avaliados pela equipe do projeto que resultará na edição de um vídeo institucional modelo,
para aplicação no programa de educação ambiental agrícola do CEC&JB. O modelo aplicado aos alunos das escolas selecionadas foi considerado altamente positivo, pois ocorreu maior aproximação e interesse dos alunos ao ambiente rural regional, aumentando a sensibilidade dos envolvidos para questões da sustentabilidade ambiental na agricultura. Essa experiência será mantida pelas escolas do projeto e aperfeiçoada pelo CEC&JB em novos estudos de educação ambiental agrícola, inclusive para diversos tipos de públicos, interessados em conhecer o in locu do trabalho de pesquisa realizado pelo IAC.
The aim of this study was to develop in the Centro Experimental Central e Jardim Botânico (CEC&JB), of the Instituto Agronômico (IAC), Campinas-SP, a model environmental agricultural education with appropriate language to elementary students. After surveying the literature, was made an integration model school and experimental fields. The model was composed of the stages: a) theoretical and practical lessons in class b) visits to experimental fields, and c) return to school for evaluation. All material produced in the stages above was evaluated by the project team and will result in a video institutional model for application in environmental agricultural education program on the CEC&JB. The model applied to these schools was considered highly positive, because it occurred interesting of the students to the agricultural environment, increasing the sensitivity of the questions involved in agricultural and environmental sustainability. This experience will be maintained by these schools project and will be make it better by the CEC&JB in the future and including a lot off kinds of persons, interested in finding work in locus research conducted by the IAC.