Abstract:
Analisa a produção científica sobre Gestão do Conhecimento e Inovação, disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no período compreendido de janeiro de 2010 a junho de 2011. Fundamenta as principais abordagens e características da Gestão do Conhecimento e da Inovação. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, em um universo de 35.965 documentos, foram identificados 25 (entre teses e dissertações), que continham os critérios pré-definidos. As variáveis de pesquisas foram: abordagens utilizadas; níveis de pós-graduação em que foram desenvolvidas; áreas de concentração; ramos de atuação das organizações pesquisadas; frequência de citação dos autores; e a natureza dos estudos. Conclui que os estudos sobre Gestão do Conhecimento e Inovação têm sido tratados por meio de diferentes abordagens. Nas pesquisas sobre Gestão do Conhecimento, sobressaem Aprendizagem Organizacional e Modelos Mentais. E sobre Inovação, as abordagens Processo de Inovação e Inovação Radical. Quanto aos níveis de pós-graduação, encontraram-se 21 dissertações e quatro teses. Quanto às áreas de concentração, destaca-se a Administração, apresentando oito (32%) do total das pesquisas. Foram identificados os ramos de atuação, apontando que a Gestão do Conhecimento e a Inovação se aplicam às mais diversas áreas. Os autores com maior frequência de citação foram Nonaka, Davenport, Terra, Prusak e Takeuchi. Na análise da natureza dos estudos foram divididos em estudos práticos e teóricos.
This article examines the scientific literature on Knowledge Management and Innovation, available in the Digital Library of Theses (BDTD) of the Brazilian Institute of Information on Science and Technology (IBICT) for the period January 2010-June 2011. Main features of Knowledge Management and Innovation are presented. Through a search of literature and document, from an amount of 35,965 documents, 25 were identified (including theses), containing the pre-defined criteria. The research variables were: approaches; graduation degrees in which they were conducted, and areas of concentration, areas of activity of the organizations surveyed, frequency of quotation of authors, and the nature of the studies. The conclusion is that studies on management and innovation of knowledge have been conducted under different approaches. Organizational Learning and Mental Models are prominent in the research within Knowledge Management; Innovation Process and Radical Innovation are prominent within Innovation approaches. As for graduate degrees, 21 dissertations and four theses were found. Among concentration areas, Administration is the most prominent, with eight (32%) of total searches. Areas of activity were identified, indicating that Innovation, and Knowledge Management apply to several areas. The most often quoted authors were Nonaka, Davenport, Earth, Prusak and Takeuchi. In analyzing the nature of the studies, they were divided into theoretical and practical studies.