Abstract:
Este estudo tem por objetivo identificar e conhecer as inovações nos produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias para atrair seus clientes e satisfazer suas necessidades, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC). Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de cunho qualitativo, realizada por meio de revisão da bibliografia sobre a Gestão do Conhecimento em Bibliotecas e da análise dos sites institucionais de seis bibliotecas escolhidas aleatoriamente, e também por meio da aplicação de questionários enviados por e-mail aos bibliotecários das instituições pesquisadas, que serviram de apoio à pesquisa realizada nos sites institucionais. Com base neste estudo, espera-se auxiliar as bibliotecas que buscam crescimento e diferenciais em seus serviços a adotar os modelos apresentados ou criar novos modelos a partir das sugestões de serviços apresentados, e ainda reforçar o uso da GC em bibliotecas como fator fundamental para que as organizações possam atender seus desafios.
This study aims to identify and learn about innovations in products and services offered by university libraries to attract and satisfy the needs of customers from the perspective of knowledge management (KM). It has an exploratory, descriptive and qualitative perspective, performed by reviewing existing literature on knowledge management in libraries and analysis of the institutional sites of six libraries chosen randomly, in addition to a questionnaire sent by e-mail to the librarians of the institutions surveyed, which served as support for research on institutional websites. This study is expected to assist libraries and differential growth in its services to adopt the presented models or create new models from the services provided and suggestions for further enhancing the use of KM in libraries as being essential for the organizations to meet their challenges.