Show simple item record

dc.contributor.author Lima, Gustavo Ferreira da Costa
dc.date.accessioned 2013-12-18T18:01:16Z
dc.date.available 2013-12-18T18:01:16Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade. AMBIENTE & EDUCAÇÃO | vol. 18(1) | 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/2623/2404>. Acesso em: DEZ 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4268
dc.description.abstract O artigo problematiza a complexidade das mudanças climáticas e sua relação com a educação. Discute as contribuições que a educação pode agregar ao problema e os desafios que ela encontra para transformar os indivíduos no sentido do equacionamento da crise climática. A reflexão dialoga com a literatura da área, com aportes da educação ambiental crítica, da ecologia política, do pensamento da complexidade e da sociologia de risco de Beck e Giddens. Defende o argumento e conclui que a educação ambiental tem uma rica contribuição a oferecer aos desafios climáticos desde que consiga criar ambientes educativos críticos e complexos capazes de ir além dos reducionismos que têm pontuado o debate atual e das respostas que insistem em repetir as experiências do passado, ainda que elas estejam na origem das crises do presente. pt_BR
dc.description.abstract This paper questions the complexity of climate change and its relation with Education besides discussing the contributions the latter can make to this problem and the challenges it faces to transform individuals so that the climate crisis can be mitigated. This reflection takes into account the literature in the area, e. g., critical environmental education, political ecology, complexity thought and Beck and Giddens‟s risk sociology. It defends and concludes that Environmental Education has significant contributions to make to climate challenges if it can create critical and complex educational environments able to go beyond the reductionism that has been used in recent debates and in answers that keep repeating past experiences even though they are the ones that originated the present crisis. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Mudanças climáticas pt_BR
dc.subject Complexidade pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Climate change pt_BR
dc.subject Complexity pt_BR
dc.title Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade. pt_BR
dc.title.alternative Environmental Education And Climate Change: Living Together In Contexts Of Uncertainty And Complexity. pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record