Abstract:
O artigo problematiza a complexidade das mudanças climáticas e sua relação com a educação. Discute as contribuições que a educação pode agregar ao problema e os desafios que ela encontra para transformar os indivíduos no sentido do equacionamento da crise climática. A reflexão dialoga com a literatura da área, com aportes da educação ambiental crítica, da ecologia política, do pensamento da complexidade e da sociologia de risco de Beck e Giddens. Defende o argumento e conclui que a educação ambiental tem uma rica contribuição a oferecer aos desafios climáticos desde que consiga criar ambientes educativos críticos e complexos capazes de ir além dos reducionismos que têm pontuado o debate atual e das respostas que insistem em repetir as experiências do passado, ainda que elas estejam na origem das crises do presente.
This paper questions the complexity of climate change and its relation with Education besides discussing the contributions the latter can make to this problem and the challenges it faces to transform individuals so that the climate crisis can be mitigated. This reflection takes into account the literature in the area, e. g., critical environmental education, political ecology, complexity thought and Beck and Giddens‟s risk sociology. It defends and concludes that Environmental Education has significant contributions to make to climate challenges if it can create critical and complex educational environments able to go beyond the reductionism that has been used in recent debates and in answers that keep repeating past experiences even though they are the ones that originated the present crisis.