Programa de extensão universitária: perspectivas emergentes na educação em ciências

Viero, Tatiane Vedoin

Abstract:

 
O estudo teve por objetivo geral investigar como a extensão universitária, realizada por meio do Programa de Extensão Universitária (ProExt), contribui com a socialização do conhecimento e o fortalecimento da extensão no campo da Educação em Ciências. Como objetivos específicos, buscamos: compreender a historicidade das atividades de extensão no âmbito da universidade brasileira e as políticas nacionais de fomento e institucionalização; compreender as origens e as diretrizes do ProExt, bem como a distribuição geográfica e temática das propostas aprovadas nos Editais de 2009 e 2010, no âmbito da Educação em Ciências; e analisar as preocupações temáticas que emergem dos projetos e programas de extensão estudados e como estes vêm contribuindo com a produção e socialização do conhecimento e com a inclusão social. A pesquisa caracteriza-se como qualiquantitativa, do tipo bibliográfica e documental, realizada por meio da Análise de Conteúdo. Na pesquisa documental, foram analisadas legislações referentes à extensão universitária, os projetos e programas submetidos ao ProExt, na linha temática Educação, na sub- área Educação em Ciências, nos Editais de 2009 e 2010. Compreendemos que, historicamente, a extensão insere-se como prática acadêmica que objetiva interligar a universidade, em um diálogo bidirecional, nas atividades de ensino e de pesquisa, com as demandas da sociedade. Por meio da Análise de Conteúdo, emergiram cinco categorias na Educação em Ciências: 1) formação de professores, 2) ensino e extensão, 3) popularização da ciência, 4) alfabetização científica e 5) inclusão social. Os resultados expressam grande aproximação das atividades de extensão com as atividades de ensino e grande ênfase à formação de professores de ciências que atuam no sistema educacional. Observamos a preocupação em expandir a formação inicial dos professores. Sobre o ensino e a extensão, destacamos nas ações do ProExt a intencionalidade de propiciar aos professores de ciências métodos e materiais que contribuam com o processo de ensino. Em relação a popularização da ciência, as ações destacam a divulgação científica, as atividades experimentais e a produção de materiais didáticos. A alfabetização científica, por sua vez, vincula-se à formação para a cidadania. Quanto à inclusão social, nas propostas aprovadas no ProExt, percebemos sua inserção na divulgação científica através das ações que objetivam a realização de feira de ciências, laboratórios itinerantes de ciência, cursos, palestras. Assim, compreendemos que o ProExt vem possibilitando a divulgação dos saberes científicos.
 
This study was aimed at investigating how the university extension, as conducted through the [Brazilian] University Extension Program (PROEXT), contributes to the socialization of knowledge and the strengthening of extension regarding the field of Science Education. Specific objectives included: (i) understanding the historicity of extension activities within Brazilian university as well as the national policies for promotion and institutionalization of such activities, (ii) understanding the origins and guidelines of PROEXT together with the geographic and thematic distribution of the proposals accepted in the selection of 2009 and 2010, as far as science education is regarded, and (iii) analyzing the thematic concerns emerging from the projects and extension programs studied and how they are contributing to the production and socialization of knowledge and social inclusion. The research is characterized as qualitative and quantitative, held by content analysis of literature and documents. In the documentary research, we analyzed the laws relating to university extension and the projects and programs submitted to PROEXT in Education thematic line in the subarea of Science Education, in the selection process of 2009 and 2010. We understand that, historically, the extension is part of an academic practice aimed at connecting the university to the demands of society in a two-way dialogue along with teaching and research. Through content analysis five categories emerged in Science Education: (1) teacher training, (2) teaching and extension, (3) popularization of science, (4) scientific literacy, and (5) social inclusion. Results show a greater approximation of extension activities with great emphasis on education and training of science teachers who work in the educational system. A concern in expanding teacher training was observed. About teaching and extension, the actions of the PROEXT highlight the intention of providing the science teachers with methods and materials to contribute to the teaching process. As for popularization of science, the actions highlight dissemination of scientific, experimental activities and production of teaching materials. The scientific literacy, in turn, binds to training for citizenship. As for social inclusion, the proposals accepted to the PROEXT, point to scientific publication through actions of science fair, traveling science laboratories, courses, lectures. Therefore, we understand that the PROEXT has enabled the dissemination of scientific knowledge.
 

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