Abstract:
Esta dissertação visou investigar as compreensões em relação a contextualização no ensino de Química. Termo que permeia constantemente os documentos oficiais e apostas na área de Educação da disciplina, porém, pouco estudado. Teve por objeto de estudo artigos publicados ao longo dos últimos quinze anos na Revista Química Nova na Escola, com o intuito de perceber o movimento em relação as propostas de contextualização.As reflexões deste trabalho estão ancoradas nos estudos de Duarte, Luckmann e Berger, Freire, Ricardo, entre outros autores que abordaram aspectos ligados ao tema em questão. A partir de suas contribuições foi possível um maior entendimento dos dados obtidos. Foi utilizada ametodologia qualitativa da Análise Textual Discursiva, com o intuito de captar as diferentes idéias emergentes dos objetos analisados. Os artigos estudados mostraram que as propostas de contextualização possuem quatro perspectivas divergentes: com foco no cotidiano, sócio-científica, com enfoque no meio ambiente e sócio-histórica. Percebeu-se que algumas apostas se apresentam de maneira mais ampla e problematizadora, em contrapartida a outras que se reduzem a mera exemplificação de conceitos científicos. A pesquisa permitiu um maior entendimento e visão em relação as intencionalidades das propostas que visam contextualizar o ensino de Química. Entretanto, ainda há muito para se refletir em relação a contextualização e seu papel nas metodologias que buscam promover aprendizagens significativas.
This thesis aimed to investigate the understandings regarding contextualization in teaching chemistry.The term which is constantly seen on official documents and betted on in Education discipline, but little studied. The object of this study, were articles published over the last fifteen years in the Magazine Química Nova na Escola, in order to perceive the movement regarding the proposed contextualization. The reflections of this work are anchored in studies of Duarte, Berger and Luckmann, Freire, Ricardo, among other authors on aspects related to the topic in question. From their contributions a better understanding of the data was possible. The methodology used was the Textual Discourse Analysis, in order to capture the different emerging ideas of the objects analyzed. The articles studied showed that the proposed contextualization, have four different perspectives: focusing on daily life, social-science, focusing on the environment and socio-history. It was noticed that some bets have a broader field for discussions and query, in contrast to others that are reduced to mere example of scientific concepts. The research led to a greater understanding and insight regarding the intentions of the proposals to contextualize the teaching of chemistry. However, there is still much to reflect on in relation to context and its role in the methodologies which seeks to promote meaningful learning.