Avaliação das estratégias da gestão da Pós-Graduação a partir do Programa de Excelência Acadêmica (Proex)

Corrêa, Niuza Vieira

Abstract:

 
O presente estudo tem como escopo a avaliação das estratégias de gestão dos programas de pós-graduação da Área das Ciências Biológicas II, que obtiveram notas 6 e 7 em duas avaliações trienais consecutivas que aderiram ao Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), criado pela Capes em 2004, com a finalidade de apoiar e manter o nível de desempenho dos programas de pós-graduação. O principal objetivo desta pesquisa é identificar as dimensões e atividades que norteiam o diferencial nível de excelência acadêmica, definido pela Capes para atribuição de notas 6 e 7 aos programas de pós-graduação stricto sensu, estimulando iniciativas voltadas aos rumos e significados da internacionalização. A metodologia utilizada foi de natureza exploratória, qualitativa e descritiva, por meio da analise de relatórios financeiros dos programas de pós-graduação stricto sensu da Área das Ciências Biológicas II inseridos no PROEX, relatórios esses, fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, ainda, por meio de informações fornidas (disponibilizadas) pelos programas de pós-graduação, no aplicativo Coleta de Dados, ano base 2011, disponíveis no sítio da CAPES, no caderno de indicador “Proposta do Programa”. A delimitação do estudo na Área das Ciências Biológicas II justifica-se por concentrar o maior número de programas atendidos pelo PROEX. A fundamentação teórica do estudo, além de articular-se com a análise dos dados, contemplou três eixos temáticos mutuamente integrados: o Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG), o Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes e, finalmente, a inserção internacional/internacionalização da pós-graduação brasileira. Assim, concluímos que são predominantes as ações de internacionalização Sul-Norte e a internacionalização passiva junto aos programas analisados. Concluímos, ainda, que o PROEX vem atingindo seus objetivos, pois manteve o nível de qualidade de 95% dos programas de pós-graduação participantes.
 
The present study has as an aim the valuation of the management strategies of the post-graduation programs of the Biological Sciences II Area, which have gotten the grades 6 and 7 in two consecutives triennial valuations that have adhered to the PROEX ( Academic Excellence Program) created by Capes in 2004, whith the purpose of supporting and maintaining the level of performance of the Post-Graduation programs. The main goal of this research is to identify the extent and the activities that guide the differential level of academic excellence, which is defined by Capes to the assignment of the grades 6 and 7 to the Stricto Sensu Post-graduation, inciting some enterprises turned to the directions and meanings of the internationalization. It has been used the exploratory, qualitative and descriptive nature methodology through analysis of the financial reports of the Stricto Sensu Post-graduation programs of Biological Sciences II Area, which were provided by the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (Capes). Still, through analysis of some information given by the Post-graduation programs in the Data Collection application, base year 2011, available in the Capes’ site – notebook display “Program Proposal”. The study delimitation in the Area of biological sciences II is legitimated by concentrating the largest number of programs attended by PROEX. Besides jointing to the data analysis, the theoretical basis for this study looked on three thematic axes mutually integrated: The Post-Graduation National System (SNPG), The CAPES’ Valuation System of Post-Graduation and finally, the international insertion/ internationalization of the Brazilian post-graduation. Thus, we can conclude that the actions of internalization South-North and the passive internalization, added to the analized programs are predominant. Still, we conclude that PROEX has been achieving its goals, since such program has sustained the level of quality of 95% ( percent) of the participating programs.
 

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