Práticas de divertimento no Cassino/RS em meados do século XX: a produção de um outro espaço no encontro com os infames

Freitas, Gustavo da Silva

Abstract:

 
Esta tese dedica-se à construção de memórias acerca dos infames no bairro-balneário Cassino em meados do séc. XX, utilizando as práticas de divertimento como recorte analítico. Para tanto, foram mobilizados referenciais teórico-metodológicos advindos da história oral em que a produção das fontes constituiu-se de entrevistas com sete depoentes – dois famosos e cinco infames. Localizado na cidade do Rio Grande-RS, o Cassino foi inventado como um balneário planificado à moda europeia, sob a argumentação de ser um empreendimento destinado à sociabilidade balnear de famílias ricas e tradicionais da cidade e região. A proposição que conduz a escrita desta tese é a de desnaturalizar uma possível consolidação desse entendimento histórico pela suspeita da presença e circulação de uma gente não famosa que igualmente ocupou o local estabelecendo com ele vínculos de pertencimento. A tese está organizada em cinco capítulos. O conjunto dos dois primeiros é responsável tanto por localizar o solo conceitual em torno das noções de história, memória e tempo, quanto das questões metodológicas encaminhando a apresentação e discussão da história oral como a arte do encontro. Iniciando os capítulos das operações, em “Rostos de uma infâmia inventada” os infames aparecem na pesquisa através da oralidade de dois entrevistados “de sobrenome”, para que, assim, fosse possível falar dela. Na sequência, o capítulo “’A turma que ficava aqui é que sofria’: os infames e as histórias da rua de trás”, parte do rosto da infâmia desenhado na operação anterior para encontrar os cinco infames entrevistados – todos moradores do Cassino – e, com eles, produzir o registro de sua presença e circulação no bairro-balenário com um olhar especial às práticas de divertimento. O último capítulo, “Heterotopias de um bairro-balneário: o Cassino como um outro espaço”, sintetiza como as duas operações anteriores pensadas a partir da correlação entre memória e a noção de espaço no sentido foucaultiano levou a nomear o Cassino como um outro espaço de nosso tempo. Finalmente, produzir registros históricos sobre o Cassino num olhar a partir dos infames não está na ordem de trazer, enfim, a “essência exata da coisa” ou uma “identidade recolhida em sua origem”. Alcançar as grandes linhas da história e fixá-las com um sentido supra-histórico é, portanto, um trabalho inviável e sem propósito. Nem aquela história já contada sobre o Cassino tem a prerrogativa de deter esse selo, nem essa que estamos por contar o exige. O interesse é multiplicar os fios que atravessam a história do bairro-balneário tramando-os na produção de uma narrativa sustentada pela especificidade dos infames.
 
This thesis is dedicated to the construction of memory in the neighborhood-bathing season Cassino in mid-century XX, using the practices of fun as analytical approach. Having this, were mobilized referential theoretical and methodological arising from the oral history in which production of the sources consisted of interviews with seven deponents - two famous e five infamous. Located in Rio Grande-RS, Cassino was invented as a bathing season planned for European fashion, under the argument to be a venture for the beach sociability of rich and traditional families in the city and region. The proposition that leads the writing of this thesis is to denaturalize a possible consolidation of historical understanding by the suspicion of the presence and circulation of a non-famous people who also occupied the place establishing ties with him of belonging. The thesis is organized into five chapters. The joint of the first two is responsible both for locating the conceptual soil around the notions of history, memory and time, as the methodological issues forwarding the presentation and discussion of oral history as the art of meeting. Starting chapters of operations in "Faces of an invented infamy" appear in the infamous search through orality two interviewees with "surnamed", so therefore it was possible to speak it. In sequency, the chapter "'The class that was here is who suffered': the infamous and the backstreet histories ", part of the face of infamy drawn in the previous operation to find the five interviewees infamous - all residents of Cassino - and, with them, produce the record of his presence and movement in the neighborhood-bathing season with a special look to the practices of fun. The last chapter, "Heterotopias of a neighborhood-bathing season: the Cassino as another space", summarizes how the two previous operations designed from the correlation between memory and the notion of space in the Foucaultian sense led to naming the Cassino as another space of our time. Finally, produce historical records about the Cassino in a look from the infamous is not in order to bring, in the end, the "very essence of the thing" or an "identity collected in origin". Achieve the bigger story lines and affix them with a supra-historical sense is, therefore, an unworkable and pointless work. Even that story ever told about the Cassino has the prerogative to stop this seal, or that we are to tell requires this. The interest is to multiply the wires that run through the history of the neighborhood-bathing season interconnecting them in producing a sustained narrative by the specificity of the infamous.
 

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  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)