-
-
Altmann, Helena; Mariano, Hugo Romano; Pereira, Maria Efigenia Ribeiro; Cruz, Pâmela Suelen Gama da; Martins, Deise da Silva; Coracini, Lucas Fontão Abdalla
(2023-02-01)
Este é um relato de experiência referente às oficinas sobre gênero, sexualidade e corpo
ministradas na “Unicamp de Portas Abertas” (UPA-2022), evento em que estudantes
do Ensino Médio, seus familiares e profissionais da ...
-
-
Ribeiro, Cristiane Jaques; Moraes, Camila de Freitas; Kruger, Nino Rafael Medeiros
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
O objetivo deste artigo é problematizar o lugar da população LGBT e, especialmente, da
LGBTfobia enquanto manifestação de poder que violenta e subjuga corpos, evidenciando a
negação do direito destes tanto na cidade, ...
-
-
Encarnação, Fátima Luvielmo; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de; Novo, Magda Suzana
(2007)
Este texto trata de uma nova dimensão adotada pela Metodologia Científica, segundo a qual a mesma é capaz de sustentar o tripé Ensino, Pesquisa, Extensão, uma vez que oferece pressupostos metodológicos, qualifica e ...
-
-
Silva, Ivone Maria Mendes; Lapinski, Tatiane Fátima
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O presente artigo analisa as concepções sobre gênero e masculinidade(s) de pedagogos
em formação, buscando discutir de que forma a inserção deles no contexto universitário
tem repercutido na (re)construção de suas ...
-
-
Brisolara, Luciene Bassols; Côrtes, João Luís Rocha Paixão
(2005)
Esta oficina tem como objetivo apresentar algumas técnicas para um bom desenvolvimento da conversação em sala de aula. Cremos que o componente lúdico deve ser considerado como um facilitador da conversação. Mais do que ...
-
-
Machado, Virginia Maria; Santos, Arion de Castro Kurtz dos
(2006)
O texto apresenta uma reflexão sobre a dinâmica desenvolvida na organização de uma disciplina de formação de professores – a Didática, na universidade, através do portal do projeto ModelCiências: um portal para cursos à ...
-
-
Longaray, Deise Azevedo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Em algum momento, você já deve ter ouvido, ou até mesmo mencionado, a clássica frase de
que: Sexualidade é assunto para se discutir em casa! Também já deve ter se perguntado de
que forma e com que respaldo discutir sobre ...
-
-
Figurelli, Ana Hartmann
(2007)
Acredita-se na existência de uma relação entre a atividade turística e a Educação
Ambiental, porém a mesma é ainda bastante contestada e tem seu caminho muito pouco
explorado. Diante disso, o presente trabalho tem como ...
-
-
Corrêa, Érico Kunde; Avancin, Anita Ribas; Moncks, Rodrigo Bilhalva; Paz, Matheus Francisco da; Corrêa, Luciara Bilhalva
(2012)
A coleta seletiva de resíduos sólidos traz inúmeros benefícios para o ambiente, saúde e qualidade de vida. Para tanto, é imprescindível que a etapa de segregação dos resíduos nas diversas fontes geradoras, incluindo ...
-
-
Oliz, Manoela Maciel; Dumith, Samuel de Carvalho; Knuth, Alan Goularte
(2020)
Este estudo teve por objetivo descrever a utilização dos serviços de educação física por adultos e idosos e apresentar características de quem não utilizou tais serviços. Além disso, descrever o conhecimento da população ...
-
-
Santos, Arion de Castro Kurtz dos
(2005)
O artigo apresenta um V de Gowin para o trabalho desenvolvido até o presente momento em modelagem, em particular na pesquisa com a ferramenta semiquantitativa VISQ. Cada item do V é apresentado e discutido. O autor acredita ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07)
O presente estudo se embasa na revisão bibliográfica e em um relato de experiência
sobre a inserção da temática gênero no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas
de Itararé (FAFIT), no interior de São Paulo. Os dados ...
-
-
Guedes Junior, Valdir Lamim; Júnior Costa, José
(2013)
A partir de relatos de viajantes naturalistas que passaram pela região de Ouro Preto no século XIX, é possível fazer uma reconstrução das paisagens. Visitar os locais descritos e ler trechos dos diários de viagem é uma ...
-
-
Baliscei, João Paulo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
Toma-se como referência a concepção de gênero da perspectiva construtivista, a partir
da qual “ser homem” ou “ser mulher” é compreendido como uma construção cultural.
Como as identidades masculinas não hegemônicas têm ...
-
-
Benatti, Igor Felipe; Leão, Andreza Marques de Castro; Queiroz, Viviane
(2023-02-01)
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica acerca da violência
contra a mulher no contexto universitário para compreender a percepção de estudantes
universitários sobre o tema e conhecer o fenômeno ...
-
-
Colling, Ana Maria
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Este texto tem como proposta uma análise histórica da violência contra a mulher, como
consequência do patriarcado, corporificado nos aparatos jurídicos que lhe deram
legitimidade, longevidade e naturalização no corpo ...
-
-
Porto, Ivalina; Koller, Silvia Helena
(2008)
Este estudo investigou a visão de violência (maus-tratos e agressões) praticada contra idosos institucionalizados, sob um enfoque bioecológico do desenvolvimento humano (TBDH) de Bronfenbrenner (2005). Quinze idosos (73 a ...
-
-
Cassal, Luan Carpes Barros; Oliveira, Tainá dos Santos
(Ed. da FURG, 2023-07)
Diante das condições opressivas presentes nos espaços formativos e do aumento da
violência letal contra população LGBTI+, parece imprescindível considerarmos a
escola, também, como lugar de produção do viver. Entendemos ...
-
-
Witt, Julia Rovena; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Anello, Lucia de Fatima Socoowski de
(2013)
Na sociedade moderna capitalista, o paradigma de separação entre ser humano e natureza legitimou relações de dominação e exploração dos bens naturais e também dos seres humanos. Tendo em vista esse contexto e o modo como ...
-
-
Goettems, Lisiane; Schwengber, Maria Simone Vione
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
Os cotidianos educativos possibilitam aos(às) sujeitos(as) experimentarem modos
detalhados, dialogados de ser e estar no mundo. Nesses espaços-tempos, os
acontecimentos envolvendo abordagens de gêneros encontram lócus ...