A (re) invenção de si: investigando a constituição de sujeitos gays, travestis e transexuais

Longaray, Deise Azevedo

Abstract:

 
Esta tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", e teve como objetivo geral investigar os enunciados e as práticas de si que constituem os/as sujeitos/as gays, travestis e transexuais nos espaços educativos. A pesquisa foi produzida com base nos pressupostos teóricos da perspectiva foucaultiana e da teoria Queer. O corpus de análise foi composto por narrativas produzidas por sujeitos/as gays, travestis e transexuais do município de Rio Grande/RS, com a articulação entre a metodologia da História Oral Temática e a Observação Participante. Para o processo analítico, utilizamos algumas ferramentas da Análise do Discurso proposta por Michel Foucault. Ao analisar as enunciações, destacamos a emergência de alguns discursos e enunciados, os quais foram problematizados ao longo dos artigos que compõem a tese. Entre estes, elencamos o enunciado a constituição da homossexualidade, o qual foi problematizado com base em três cenas enunciativas: a busca de uma explicação e/ou gênese para a homossexualidade; o desejo como constituinte da subjetividade homossexual; e as questões de gênero e suas relações com a homossexualidade. Destacamos o discurso da heteronormatividade com as enunciações que evidenciam o quanto alguns espaços educativos interpelam os sujeitos e produzem efeitos em suas subjetividades. Ao mesmo tempo em que se constituem como espaços educativos, buscam conduzir a vida dos sujeitos com base em suas estratégias de governo/governamento. O outro enunciado analisado foi a produção do corpo e a (re)invenção de si, o qual foi problematizado com as enunciações de travestis e transexuais sobre a fabricação dos seus corpos e a produção da feminilidade. A rede de enunciações produzida possibilitou entendermos como se constituem os sujeitos que participaram deste estudo e quais são as práticas de si e as estratégias de fabricação de si envolvidas no processo de produção de suas subjetividades. Evidenciamos a escola e a universidade como instituições em que o controle e a vigilância regem sua organização e estrutura. Problematizamos a necessidade de articular a discussão das temáticas multiplicidades sexuais e de gênero aos projetos político-pedagógicos das instituições de ensino, buscando desconstruir algumas “verdades” produzidas sobre as subjetividades lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que, de alguma forma, colaboram para a produção da desigualdade e da homofobia. A heteronormatividade é expressa e reforçada em diferentes espaços sociais, em normas reguladoras de gênero e sexuais, reproduzindo práticas excludentes e discriminatórias, pois tais normas incidem sobre a negação e a invisibilidade de determinadas subjetividades. A partir de técnicas de si, transexuais e travestis trazem à tona diferentes posições de sujeito, desafiando, em muitos casos, a heteronormatividade.
 
This thesis was developed in the Post-Graduate Program in Science Education (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde), in the research line "Scientific Education: implications of scientific practices in the constitution of subjects", in order to investigate the discourses and practices of self that constitute gay, transvestite and transsexual subjects in educational spaces. The study was produced based on the foucaultian theoretical assumptions and Queer theory. The corpus of analysis consisted of narratives produced by gays, transvestites and transsexuals from Rio Grande/RS, with the link between the Thematic Oral History methodology and Participant Observation. For the analytical process, some tools from the Discourse Analysis proposed by Michel Foucault were used. While analyzing the enunciations, we highlighted the emergence of discourses and statements which were problematized in the articles that compose this thesis. Among these, we listed the statement 'the constitution of homosexuality’, which was problematized based on three enunciative scenes: the search for an explanation and/or genesis for homosexuality, the desire as constituent of homosexual subjectivity, and gender issues and their associations with homosexuality. The discourse of heteronormativity was emphasized with enunciations that show how some educational spaces question subjects and effect on their subjectivities. At the same time that they constitute themselves as educational spaces, they seek to lead lives of individuals based on their government strategies. The other analyzed statement was ‘the production of the body and self-(re)invention, which was problematized with the narratives from transvestites and transsexuals on their body fabrication and the production of femininity. The network of produced enunciations allowed us to understand how the subjects who participated in this study are constituted and what are the practices of self and the strategies of self-production involved in the production process of their subjectivities. We highlighted the school and the universitie as institutions in which control and surveillance govern its organization and structure. Also, we problematized the need for articulation between the discussion of the themes of the sexual and gender multiplicities to political-pedagogical projects of educational institutions, seeking to deconstruct some "truths" produced on lesbian, gay, bisexual, transvestite and transsexual subjectivities which, somehow, collaborate for the production of inequality and homophobia. The heteronormativity is expressed and reinforced in different social environments, in gender and sexual controlling norms, reproducing exclusionary and discriminatory practices, given that such norms affect the denial and invisibility of certain subjectivities. From techniques of the self, transsexuals and transvestites bring up different subject positions, challenging, in many cases, the heteronormativity.
 

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  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)