Abstract:
O presente trabalho teve por finalidade realizar um estudo sobre as
atividades de extensão nos cursos de graduação, a pesquisa foi realizada em
sete universidades da região sul do Brasil, todas as informações foram retiradas
a partir dos Currículos e/ou Projetos Pedagógicos disponíveis na web. O estudo
destacou a importância das Atividades Curriculares Complementares como
sendo este um componente essencial para a integralização do currículo
acadêmico. Na metodologia, as informações foram constituídas em tabelas com
o nome dos cursos de graduação divididos em bacharelado e licenciatura e a
carga horária das atividades curriculares complementares correspondentes.
Num segundo momento da pesquisa, procurou-se investigar se os cursos de
graduação apresentam atividades de extensão e se especificam o que
consideram sobre estas atividades. Como identificação, as universidades serão
representadas no trabalho pelas letras: A, B, C, D, E, F e G. Entre os principais
resultados pode-se destacar 318 cursos de bacharelado e 121 de licenciatura.
Ainda se destaca que 373 (85%) dos cursos apresentam Atividades Curriculares
Complementares (ACC’s), e 66 (15%) não as apresentam.
This paper aims to conduct a study on the extension activities in
undergraduate courses, the survey was conducted in seven universities in the
southern region of Brazil, all the information was taken from the Resumes and
/ or pedagogical projects available on the web. The study highlighted the
importance of Complementary Curricular Activities like this being essential for
the integration of the academic curriculum component. In the methodology,
information tables were set up in the name of undergraduate divided into
baccalaureate degree and workload and the corresponding complementary
curricular activities. In a second stage of the research, we sought to investigate
whether undergraduate courses have extension activities and specify what they
consider about these activities. As identification, universities will be
represented at work by letters: A, B, C , D , E, F and G. The main results can
highlight 318 bachelor's and 121 bachelor. Is also noted that 373 (85 % ) of the
courses feature Curricular Enrichment Activities ( ACCs ) , and 66 ( 15 % ) do
not have them.