Abstract:
Esta é uma pesquisa quali-quantitativa de caráter descritivo, cujo objetivo foi verificar
quais os tipos de atividades que os professores e bibliotecários promovem para seus
alunos e se esses estão de acordo. Foi realizada em escolas estaduais situadas no bairro
Getúlio Vargas e Vila Militar da cidade do Rio Grande no estado Rio Grande do sul, no
segundo semestre do ano de 2011. As escolas pesquisadas foram: Escola Estadual de
Ensino Médio Augusto Duprat, Escola Estadual de Ensino Fundamental Alcides
Barcelos e Escola Estadual de Ensino Fundamental Juvêncio Lemos. Foram aplicados
questionários para professores de literatura e português, bibliotecários e para alunos da
8° série. Teve como respondentes 60 alunos, 3 professores de português que são os
mesmos de literatura e 1 professor que trabalha na biblioteca. Verificou-se a
necessidade de bibliotecas em funcionamento com profissionais bibliotecários nas
escolas. De acordo com os professores as escolas realizam atividades de incentivo a
leitura, porém os alunos não têm conhecimento das mesmas.
This is a qualitative and quantitative research with descriptive characteristic, which was
to verity what kind of activities the professors and librarians organizes for yours
students. The research was made in states schools situated on Getúlio Vargas area and
Vila Militar area in the city Rio Grande in the state Rio Grande do Sul, in the second
half of 2011. The schools researched: Where State School Secondary Education
Augusto Duprat, State School Elementary Teaching Alcides Barcelos and State School
Elementary Teaching Juvêncio Lemos. It was applied questionnaires for literature and
portuguese professors, librarians and for students of 8° grade. The respondents had 60
students, 3 teachers of Portuguese that are the same literature and 1 teacher who whorks
in the library. There is a need for libraries with professional librarians working in
schools. According to teachers the schools carry out activities to encourage reading, but
students have no know ledge of them.