Abstract:
A Educação a Distância oferece novas possibilidades de ensino com qualidade tanto quanto o
ensino presencial. A biblioteca é um espaço de inter-relações, assim como a presença do
bibliotecário, que vem a ser mediador e disseminador de informações e conhecimento, sendo
fundamental para o ensino/aprendizagem dos acadêmicos de EaD, subsidiando os estudos dos
mesmos. Este trabalho apresenta quem são os profissionais atuantes nas bibliotecas dos polos
de apoio presencial UAB vinculados à Secretaria de Educação a Distância – SeaD/FURG da
Universidade Federal do Rio Grande – FURG, sugerindo a importância que exerce o
profissional formado em Biblioteconomia nestes espaços. Para tal, o estudo investigou os 21
polos da UAB FURG utilizando uma abordagem qualitativa e nível descritivo e exploratório
quanto aos seus objetivos. Utilizando questionário que foi aplicado aos profissionais atuantes
das bibliotecas, composto por 12 questões, verificou-se que há a presença de diferentes
profissionais atuando nas bibliotecas: bibliotecários formados em Biblioteconomia, que
representa uma minoria, e profissionais de outras áreas (Educação, Biologia), que representa a
maioria. As bibliotecas que apresentam o profissional bibliotecário mostraram-se melhor
organizadas, de modo que os serviços prestados venham a atender melhor a demanda dos
estudantes e conseguem alcançar a disseminação da informação, difundindo saberes. Embora
exista o documento do MEC de Referenciais de Qualidade para os polos de apoio presencial,
não há a cobrança devida aos polos, o que carece a qualidade dos mesmos e do
ensino/aprendizagem dos estudantes da modalidade a distância.
Distance education offers new possibilities of teaching with quality as much as classroom
learning. The library is a place of relationships, as well as the presence of the librarian, who
happens to be a mediator and disseminator of information and knowledge is central to the
teaching/learning of academic distance education, subsidizing the studies of the same. This
paper presents who are professionals working in the libraries of the poles supporting face
UAB tied to the Secretaria de Educação a Distância - SEAD/FURG of Universidade Federal
do Rio Grande - FURG, suggesting the importance of exercising professional degree in
librarianship in these spaces. To this end, the study investigated the 21 poles of the UAB
FURG using a qualitative approach and descriptive and exploratory level about their goals.
Using a questionnaire that was applied to the active library professionals, consisting of 12
questions, it was found that there is the presence of different professionals working in
libraries, librarians trained in librarianship, which is a minority, and professionals in other
fields (Education, Biology) that is the majority. Libraries that have the professional librarian
proved better organized, so that the services will best meet the needs of students and could
reach the dissemination of information, spreading knowledge. Although there is a document
of the MEC Referenciais de Qualidade Para os Polos de Apoio Presencial, there is no charge
due to the poles, which lacks its quality and the teaching/learning of students in distance
mode.