Abstract:
O artigo visou identificar a formação do hábito de leitura dos alunos das escolas
públicas municipais da cidade de São José do Norte, verificando o incentivo à leitura
por parte das escolas e dos pais. Para esta pesquisa o instrumento de coleta de
dados utilizado foi a aplicação de questionários, para os alunos de 4° e 5° ano das
escolas municipais de ensino fundamental de São José do Norte: Escola Municipal
Marechal Rondon, Escola Municipal João de Deus Colares (CAIC), Escola Municipal
Monteiro Lobato e Escola Municipal Soares de Paiva e também aos professores e
bibliotecários ou responsáveis pela biblioteca.
This article intends to identify how the reading habits of the students from 4° and 5°
year of municipal public schools from are city of São José do Norte. Are formed and
how the school and parents participate of tais process. For this research the data
collection instrument used was questionnaires applied to students from: School
Municipal Marechal Rondon, School Municipal João de Deus Necklaces (CAIC),
School Municipal Monteiro Lobato and School Municipal Soares de Paiva and also to
teachers and librarians or responsible for the library.