Abstract:
Este artigo apresenta, com base na literatura pesquisada acerca do tema, o conceito, as características e
as vantagens no uso do Audiolivro, visto como um recurso informacional útil no processo de inclusão social,
principalmente no que se refere a deficientes visuais, além de facilitar e incentivar o acesso à leitura. Também
mostra as respostas da pesquisa realizada entre estudantes e funcionários das escolas José Álvares de Azevedo
(Rio Grande/RS) e Louis Braille (Pelotas/RS), cujo objetivo foi verificar com que finalidade tal ferramenta é
utilizada pelos mesmos e com que frequência ocorre essa utilização. Por fim, diante da análise dos resultados
obtidos com a pesquisa, identifica-se que a maioria dos entrevistados não apenas conhece o Audiolivro, como o
considera importante na assimilação do conteúdo.
This paper presents, based on the literature on the subject, the concept, characteristics and advantages of
using the Audiobook, seen as a useful information resource in the process of social inclusion, especially with
regard to the visually impaired, beyond facilitate and encourage access to reading. It also shows the responses
from the research conducted among students and school staff José Álvares de Azevedo (Rio Grande/RS) and
Louis Braille (Pelotas/RS), whose objective was to determine for what purpose the Audiobook is used by them
and how often they occur such use. Finally, before examining the results obtained from the research identifies
that the majority os respondents not only knows the Audiobook, as considers important in the assimilation of the
content.