Abstract:
Na linha de pesquisa da Educação Ambiental Não Formal exploramos as seguintes questões: como acionar transversalidades capazes de produzirem novas perspectivas e valores sobre a vida? Como transcender o uso do vídeo em educação para além do registro que lhe é intrínseco? A partir delas fomos promovendo o caminho cartográfico de nossa investigação, numa perspectiva epistemológica fundamentada na Análise Institucional e na Esquizoanálise; realizamos microintervenções com o objetivo de promover processos de autoanálise e autogestão, através de uma metodologia pensada para cartografar os devires e clinamens entre os grupos envolvidos na pesquisa. Utilizamos o diário de pesquisa, questionários, fotografias e recursos audiovisuais, oficinas e exposições artísticas interventivas para promover a produção dos dados junto aos grupos envolvidos, assim como uma intervenção final em um abrigo de menores. As práticas audiovisuais foram desenvolvidas com o objetivo de promover processos criativos e desencadear os clinamens – desvios – necessários para suscitar nos participantes novos devires e o espírito do grupo-sujeito. Entre os resultados figuram os vídeos realizados pelos participantes com base em processos de criação ético-estéticos em Educação Ambiental e constituem poéticas audiovisuais produzidas experimentalmente no Laboratório Audiovisual de Pesquisa em Educação Ambiental – LAPEA. O laboratório foi um recurso importante quanto ao suporte técnico e ao desenvolvimento conceitual de uma Educação Ambiental Biorrizomática. Ela propõe integrar a vida no rizoma, de modo que a Ética da Reverência pela Vida promova esta conexão entre os animais de diferentes espécies e as diversas formas de vida, além do universo de elementos inanimados que constituem nossa existência. Os diversos devires e clinamens potencializados ao longo da pesquisa, cartografados durante o processo, assim como as produções audiovisuais e as oficinas inventadas constituem-se em resultados fundamentais na promoção dessa Educação Ambiental para o cuidado, a alteridade e a solidariedade no rizoma da Vida.
Within research line of Nonformal Environmental Education the follow questions are explored: How to incite transversalities able to produce new perspectives and values about life? How to transcend the use of video in education beyond the record that it is intrinsic? From these questions was developed the way of our cartographic research, an epistemological perspective based on Institutional Analysis and Schizoanalysis. Were performed micro interventions with goal to promote self-analysis and self-management processes through a methodology to mapping becomings and clinamens among groups involved at research. Were used the daily research, questionnaires, photographs, audiovisual resources, workshops and art exhibitions to promote the production of interventional data together involved groups. In addition was made a final intervention at minors under. The audiovisual practices were developed with goal to promote creative processes and trigger the clinamens – deviatons – needed to awake in participants new becomings and the spirit of subject group. Among the results are contained videos produced by participants by processes based on ethical- esthetic creation in Environmental Education. These results are poetic audiovisual productions made experimentally at Audiovisual Laboratory Research in Environmental Education (LAPEA). The laboratory was an important resource relative to technical support and conceptual development of one Biorhizomatic Environmental Education. This education proposes to integrate the life at rhizome so that the Ethics of Reverence for Life promote this connection between animals from different species and several forms of life, beyond the realm of inanimate elements that constitute our existence. The several becomings and clinamens potentiated during the research, mapping during process, as well as audiovisual productions and workshops invented are the fundamental results at promoting these Environmental Education for care, otherness and solidarity in the rhizome of Life.
En la línea de pesquisa de La Educación Ambiental No Formal, exploramos las siguientes cuestiones: cómo accionar transversalidades capaces de producir nuevas perspectivas y valores sobre la vida? Cómo trascender el uso del vídeo educativo más allá del registro que le es intrínseco? Partiendo de ellas, fuimos promoviendo el camino cartográfico de nuestra investigación en una perspectiva epistomológica fundamentada en el Análisis Institucional y el Esquizoanálisis; realizamos micro-intervenciones con el objetivo de promover procesos de autoanálisis y autogestión através de una metodologia pensada para cartografar los devenires y clinamens en los grupos envolvidos en la investigación. Utilizamos diários, de campo, cuestionarios, fotos y recursos audiovisuales con talleres y exposiciones artísticas interventivas para promover la producción de datos con los grupos envolvidos, así como una intervención final en un asilo de menores. Las prácticas audiovisuales se desarrollaron con el objetivo de promover procesos creativos y desencadenar los clinamens – desvios – necesarios para suscitar en los participantes nuevos devenires y el espíritu de los grupos-sujeto. Entre los resultados están los vídeos realizados por los participantes en base a procesos de creación ético-estéticos en Educación Ambiental y constituyen poéticas audiovisuales producidas experimentalmente en el Laboratorio Audiovisual de Pesquisa en Educación Ambiental – LAPEA. El laboratorio fue un recurso importante para el soporte técnico y el desarrollo conceptual de una Educación Ambiental Biorizomática, que se propone integrar La vida en El rizoma, de modo que La Ética de La Reverencia por la Vida promueva conexiones entre animales de diferentes espécies y otras formas de vida, más allá del universo de elementos inanimados que constituyen nuestra existência. Los diferentes devenires y clinamens potencializados en la investigación, cartografiados en el proceso, así como las producciones audiovisuales y los talleres inventados constituyen resultados fundamentales en la promoción de esa Educación Ambiental para el cuidado, la alteridad y la solidaridad en el rizoma de la Vida.