STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz

Santos, Arion de Castro Kurtz dos

Abstract:

 
Este artigo tem como objetivo mostrar que podemos construir um modelo para as equações de Lorenz utilizando STELLA (acrônimo para “Structural Thinking Learning Laboratory with Animation”), sendo possível levar a discussão desta dinâmica complexa, que gera regiões de turbulência ou caos determinístico, aos alunos de nível universitário básico. O artigo mostra a possibilidade da construção de simuladores no STELLA para o trabalho no modo exploratório com os alunos. São exploradas as condições para se obter o comportamento dinâmico conhecido como Atrator de Lorenz.
 
This article shows that we can construct a model for the Lorenz equations using STELLA (acronym for Structural Thinking Learning Laboratory with Animation), being possible to discuss this complex dynamics, which generates turbulence regions or deterministic chaos, with basic university level students. The article shows the possibility of the construction of STELLA simulators for working in an exploratory way. The conditions to get the dynamic behavior known as Lorenz Atractor are explored.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos